A avaliação institucional da UniSociesc orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.

Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da UniSociesc (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão da UniSociesc, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da UniSociesc, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.

Com finalidade construtiva e formativa, a avaliação institucional da UniSociesc envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.

Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela UniSociesc são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna da UniSociesc, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).

Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação na UniSociesc, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna da UniSociesc e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.

Conheça as CPAs da UniSociesc

Instituições credenciadas e ativas:

UNISOCIESC Joinville

Centro Universitário SOCIESC – 1351

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Jussara Ziemann Ferreira
Representante Docente Andrini Alves Vieira
Representante Docente Luiz Veriano Oliveira Dalla Valentina
Representante Discente Franciele Passarela
Representante Discente Thiago Meira Glória
Representante Téc. Administrativo Gislayne de Souza Zimmermann
Representante Téc. Administrativo Tania Regina Vicente
Representante da Sociedade Civil Grasiela Jardim Pereira
Representante da Sociedade Civil Ana Paula Rodrigues Barbosa Santos

 

UNISOCIESC Blumenau

Centro Universitário SOCIESC de Blumenau – 1618

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Amanda Lang
Representante Docente Eli Teresinha Biscaro
Representante Docente Gisele Baumgarten Rosumek
Representante Discente Amanda Cristiane Rosembrock Alves de Souza
Representante Discente Marlon Bonamente
Representante Téc. Administrativo Ana Paula Maçaneiro
Representante Téc. Administrativo Geisa Juliete Mette
Representante da Sociedade Civil Josiany Silva Kröplin
Representante da Sociedade Civil Anselmo Medeiros

 

UNISOCIESC Jaraguá do Sul

Centro de Ensino Superior SOCIESC de Jaraguá do Sul – 23358

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Dilma Montagnoli
Representante Docente Paula Roberta dos Santos
Representante Discente Emilly Veiss
Representante Téc. Administrativo Ariel Lucas Gonçalves
Representante da Sociedade Civil Fernando Alflen

 

Faculdade SOCIESC de Jaraguá do Sul – 3518

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Dilma Montagnoli
Representante Docente Danieli Graciela Fachini Toassi
Representante Discente Sandra Aparecida Jorge Kleinschmidt
Representante Téc. Administrativo Ariel Lucas Gonçalves
Representante da Sociedade Civil Fernando Alflen

 

Instituto SOCIESC de Jaraguá do Sul – 23095

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Dilma Montagnoli
Representante Docente Priscila Cembranel
Representante Discente Gabrieli Cristina Borchard
Representante Téc. Administrativo Ariel Lucas Gonçalves
Representante da Sociedade Civil Fernando Alflen

 

UNISOCIESC São Bento do Sul

Centro de Ensino Superior SOCIESC de São Bento do Sul – 23203

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Gabriela Kozuchovski Ferreira
Representante Docente Amanda Jaíne Maahs
Representante Discente Marisa Guzatto Costa
Representante Téc. Administrativo Letícia Schoffel
Representante da Sociedade Civil Geraldo Weiher Mann

 

Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul – 3691

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Gabriela Kozuchovski Ferreira
Representante Docente Fagner de Moraes de Oliveira
Representante Discente Claudinei Wischral
Representante Téc. Administrativo Maria Aparecida de Albuquerque
Representante da Sociedade Civil Udo Weihermann

 

Faculdade SOCIESC de Educação de São Bento do Sul – 23202

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Gabriela Kozuchovski Ferreira
Representante Docente Luiran Do Nascimento Betfuer
Representante Discente Gabriele Emeli Quost
Representante Téc. Administrativo Maria Aparecida de Albuquerque
Representante da Sociedade Civil Udo Weihermann

Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in-loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).

Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:

1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):

  • concepção do currículo e organização didático- pedagógica;
  • coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
  • impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.

Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.

3. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:

  • a inclusão social;
  • o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
  • a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.

4. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.

5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.

6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.

7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.

8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.

9. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.

10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.

UNISOCIESC Joinville

Centro Universitário SOCIESC – 1351

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Jussara Ziemann Ferreira
Representante Docente Andrini Alves Vieira
Representante Docente Luiz Veriano Oliveira Dalla Valentina
Representante Discente Franciele Passarela
Representante Discente Thiago Meira Glória
Representante Téc. Administrativo Gislayne de Souza Zimmermann
Representante Téc. Administrativo Tania Regina Vicente
Representante da Sociedade Civil Grasiela Jardim Pereira
Representante da Sociedade Civil Ana Paula Rodrigues Barbosa Santos

 

UNISOCIESC Blumenau

Centro Universitário SOCIESC de Blumenau – 1618

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Amanda Lang
Representante Docente Eli Teresinha Biscaro
Representante Docente Gisele Baumgarten Rosumek
Representante Discente Amanda Cristiane Rosembrock Alves de Souza
Representante Discente Marlon Bonamente
Representante Téc. Administrativo Ana Paula Maçaneiro
Representante Téc. Administrativo Geisa Juliete Mette
Representante da Sociedade Civil Josiany Silva Kröplin
Representante da Sociedade Civil Anselmo Medeiros

 

UNISOCIESC Jaraguá do Sul

Centro de Ensino Superior SOCIESC de Jaraguá do Sul – 23358

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Dilma Montagnoli
Representante Docente Paula Roberta dos Santos
Representante Discente Emilly Veiss
Representante Téc. Administrativo Ariel Lucas Gonçalves
Representante da Sociedade Civil Fernando Alflen

 

Faculdade SOCIESC de Jaraguá do Sul – 3518

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Dilma Montagnoli
Representante Docente Danieli Graciela Fachini Toassi
Representante Discente Sandra Aparecida Jorge Kleinschmidt
Representante Téc. Administrativo Ariel Lucas Gonçalves
Representante da Sociedade Civil Fernando Alflen

 

Instituto SOCIESC de Jaraguá do Sul – 23095

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Dilma Montagnoli
Representante Docente Priscila Cembranel
Representante Discente Gabrieli Cristina Borchard
Representante Téc. Administrativo Ariel Lucas Gonçalves
Representante da Sociedade Civil Fernando Alflen

 

UNISOCIESC São Bento do Sul

Centro de Ensino Superior SOCIESC de São Bento do Sul – 23203

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Gabriela Kozuchovski Ferreira
Representante Docente Amanda Jaíne Maahs
Representante Discente Marisa Guzatto Costa
Representante Téc. Administrativo Letícia Schoffel
Representante da Sociedade Civil Geraldo Weiher Mann

 

Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul – 3691

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Gabriela Kozuchovski Ferreira
Representante Docente Fagner de Moraes de Oliveira
Representante Discente Claudinei Wischral
Representante Téc. Administrativo Maria Aparecida de Albuquerque
Representante da Sociedade Civil Udo Weihermann

 

Faculdade SOCIESC de Educação de São Bento do Sul – 23202

REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
Presidente Gabriela Kozuchovski Ferreira
Representante Docente Luiran Do Nascimento Betfuer
Representante Discente Gabriele Emeli Quost
Representante Téc. Administrativo Maria Aparecida de Albuquerque
Representante da Sociedade Civil Udo Weihermann

 

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