A avaliação institucional da UniSociesc orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.

Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da UniSociesc (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão da UniSociesc, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da UniSociesc, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.

Com finalidade construtiva e formativa, a avaliação institucional da UniSociesc envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.

Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela UniSociesc são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna da UniSociesc, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).

Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação na UniSociesc, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna da UniSociesc e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.

Conheça as CPA’s da UniSociesc:

 

Centro Universitário SOCIESC

Joinville

Representação Nome
Presidente Jussara Ziemann Ferreira
Representante do Corpo Docente Francini Reitz Goncalves
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Grasiela Jardim Pereira
Representante do Corpo Discente Tania Regina Vicente
Representante da Sociedade Civil Organizada Marcia Adriana Tomaz Duarte

Centro Universitário SOCIESC de Blumenau

Blumenau

Representação Nome
Presidente Amanda Lang
Representante do Corpo Docente Mirian Magnus Machado
Representante do Corpo Docente Michael Samir Dalfovo
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Sheila Simone Imroth
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Rosália Maria Senger
Representante do Corpo Discente Luana Pereira Mallmann
Representante do Corpo Discente William Roberto Araujo Matuszewski
Representante da Sociedade Civil Organizada Gabriel Coelho
Representante da Sociedade Civil Organizada Marina dos Santos Dalfovo

Faculdade SOCIESC de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú

Representação Nome
Presidente Ricardo Floriani
Representante do Corpo Docente Marcos Henrique Antunes
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Francine Lislei De Vargas Konzen Rizzi
Representante do Corpo Discente Leticia Ines Mendes Farias
Representante da Sociedade Civil Organizada Sirlei Furtado da Silva

Faculdade SOCIESC

Florianópolis

Representação Nome
Presidente Sergio Luiz Montego Ferreira Junior
Representante do Corpo Docente Caroline Carneiro
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Halana Cristina Baldissera
Representante do Corpo Discente Carina Ferreira
Representante da Sociedade Civil Organizada Pedro Moreira Filho

Faculdade SOCIESC de Itajaí

Itajaí

Representação Nome
Presidente Ricardo Floriani
Representante do Corpo Docente Eduardo Correa de Negreiros
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Daiane Basso
Representante do Corpo Discente Paula Mariha Fagundes
Representante da Sociedade Civil Organizada Mateus Poggio Pereira da Silva

Instituto SOCIESC de Itajaí

Itajaí

Representação Nome
Presidente Ricardo Floriani
Representante do Corpo Docente Patricia Kuwer
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Daiane Basso
Representante do Corpo Discente Henrique Miguel Fernandes Rosa
Representante da Sociedade Civil Organizada Mateus Poggio Pereira da Silva

Faculdade SOCIESC de Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul

Representação Nome
Presidente Dilma Montagnoli
Representante do Corpo Docente Vivian Binder Neis
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Regiani Buttendorff Deretti
Representante do Corpo Discente Caroline Lorenski da Costa
Representante da Sociedade Civil Organizada Fernando Alflen

Instituto SOCIESC de Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul

Representação Nome
Presidente Dilma Montagnoli
Representante do Corpo Docente Priscila Cembranel
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Regiani Buttendorff Deretti
Representante do Corpo Discente Kariny Taís Neja
Representante da Sociedade Civil Organizada Fernando Alflen

Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul

São Bento do Sul

Representação Nome
Presidente Gabriela Kozuchovski Ferreira
Representante do Corpo Docente Chaiane Schoen
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Maria Aparecida de Albuquerque
Representante do Corpo Discente Audrey Tiene Knuppel
Representante da Sociedade Civil Organizada Udo Weihermann

Centro de Ensino Superior SOCIESC de São Bento do Sul

São Bento do Sul

Representação Nome
Presidente Gabriela Kozuchovski Ferreira
Representante do Corpo Docente Chaiane Schoen
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Maria Aparecida de Albuquerque
Representante do Corpo Discente Daiane Terezinha Zappe
Representante da Sociedade Civil Organizada Udo Weihermann

Faculdade SOCIESC de  Educação de São Bento do Sul

São Bento do Sul

Representação Nome
Presidente Gabriela Kozuchovski Ferreira
Representante do Corpo Docente Luiran Do Nascimento Betfuer
Representante do Corpo Técnico-Administrativo Maria Aparecida de Albuquerque
Representante do Corpo Discente Gabriele Emeli Quost
Representante da Sociedade Civil Organizada Udo Weihermann

 

Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in-loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).

Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:

1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):

  • concepção do currículo e organização didático- pedagógica;
  • coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
  • impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.

Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.

3. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:

  • a inclusão social;
  • o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
  • a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.

4. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.

5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.

6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.

7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.

8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.

9. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.

10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.