Alunos de Comunicação da UniSociesc Joinville produzem conteúdo sobre novo Coronavírus

Alunos de diferentes semestres dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UniSociesc Joinville estão produzindo conteúdo em texto e vídeo sobre o Covid-19. O material é atualizado diariamente e postado no site “Coronavírus por Unisociesc”, disponível no endereço coronavirusporunisociesc.wordpress.com/. O objetivo é divulgar informações sobre a pandemia e seus impactos na cidade de Joinville e região. Além disso, o projeto recria a rotina produtiva de uma redação jornalística. A professora dos cursos de Comunicação, Samantha Borges, destaca a importância da iniciativa: “Nesse momento, a realidade que vivenciamos nos impacta a ponto de mudar nosso dia a dia. A comunicação e, especialmente, o jornalismo, trabalha com a realidade e por isso a inserimos no processo de aprendizagem do aluno”.

A aluna do terceiro semestre de Jornalismo, Ayla Silva, comenta sobre a atividade: “Para mim está sendo uma experiência enriquecedora, por estar tendo a oportunidade de vivenciar tudo o que aprendi em sala, e, além do mais, fico satisfeita de poder deixar, junto com meus colegas, uma pequena marca num momento tão importante como o que estamos vivendo”, afirma.
Já a estudante do quinto semestre de Jornalismo, Yasmin Vicente, também comenta sobre a importância de conectar aprendizado e realidade: “É impossível ignorar o que vem acontecendo ao nosso redor nas últimas semanas e não falar sobre isso. Tem sido muito importante participar e contribuir em um momento histórico como esse, através do jornalismo, buscando e levando informação para as pessoas. Estamos aprendendo, mas o processo de colocar em prática as teorias que estudamos em sala tem tornado a experiência ainda mais enriquecedora”, destaca ela.

O professor Luiz Batistti, que também orienta o projeto, explica que praticar a profissão, em um momento como este, é importante para os futuros jornalistas. “A criação do site possibilita para os alunos de comunicação colocar em prática o que aprendem na Instituição. Todos os dias reportagens, análises e vídeos estão sendo disponibilizados para levar à população informações importantes sobre a Covid-19. Além disso, os acadêmicos convivem com um fato mundial e mesmo sem sair de casa estão tendo a oportunidade de retratar a mudança social que foi provocada pelo vírus Corona”, destaca.

A produção de conteúdo sobre o novo coronavírus deve durar enquanto a pandemia não estiver controlada. Porém, a ideia é dar continuidade ao projeto nos próximos semestres encorporando o site ao portal que os cursos de Comunicação e Artes lançará em breve.