A importância da saúde emocional na preparação para o vestibular

O ano de 2020 foi atípico e difícil para todos. Em 2021, além da chegada da vacina, queremos te ajudar a ter outras boas notícias se aprimorando e se informando sobre o vestibular.

São dicas que vão te ajudar a se preparar melhor para esse momento tão decisivo.

Bora lá?

Como está a sua saúde emocional?

Estamos há quase um ano vivendo o isolamento social. Precisamos criar formas pessoais de viver envolvido a tantas emoções inimagináveis. Será que a gente já superou?

Parentes, amigos e conhecidos distantes, escolas fecharam.

Estamos ressignificando!

Há especialistas em saúde mental, psicólogos, terapeutas e psicopedagogos que já sinalizaram que há pessoas ainda confusas e com medo do amanhã. Estamos vivendo uma fase de revitalização do poder das relações.

Ao se preparar para o vestibular não é diferente. Nesse momento em que estar dentro da escola se tornou impossível, encontrar colegas virtualmente para seguirem com os estudos juntos se tornou um caminho viável.  Há sempre uma pessoa que sabe mais um conteúdo que outra. E, provavelmente você também se destaca em alguma matéria.

 

Dicas práticas para melhorar os seus estudos:

 

  • Crie um plano de estudos, fazendo um cronograma que inclua o conteúdo do edital do vestibular em foco. Defina sua agenda diária, sem gerar estresse! Ou seja, se proponha um volume de matérias que consiga cumprir. Evite frustações.

 

  • Reserve intervalos de descanso.

 

  • Faça pelo menos uma hora/dia de atividades físicas ou relaxantes (tipo meditação, yoga ou algo que lhe faça bem).

 

  • Uma vez por semana, sem aglomeração e excessos, procure se divertir.

 

  • Inclua filmes ou uma série no seu plano de estudos, têm muitos documentários interessantes que podem até te inspirar para a redação. Ah, e, falando em redação, busque estar por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo. Ficar alienado é prejudicial a sua nota e à saúde mental. Conecte-se com os fatos.

 

  • Cuide da alimentação e hidratação. Corpo sadio, mente sã.

 

  • Crie grupos de estudos on-line. Uma competição saudável de quem pontua mais em simulados ou provas anteriores pode ser um bom incentivo. Dá para ser divertido e animado estudar.

 

Você está quase lá.

 

Está a um passo de fazer a prova que vai lhe permitir acesso a tão sonhada vida universitária.

Seja positivo, sempre!

 

A gente se vê, em breve, aqui na UniSociesc. E, para saber quais sobre os nossos cursos, clique aqui. Se já se motivou e quer ganhar tempo, inscreva-se no nosso vestibular. É prático escolher a Melhor Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina, entre as públicas e privadas, nota máxima no MEC – UniSociesc.