Amo a área de exatas. Quais cursos posso fazer?

Uma coisa é certa: quem gosta do mundo das exatas, gosta de verdade. Encarar uma graduação que envolva cálculos, teorias e tudo o mais requer disciplina e dedicação. Mas, se você chegou até aqui, já está bem decidido a topar esse desafio, estamos corretos? Então bora saber mais sobre essa área do conhecimento e os cursos que ela oferece.

Pode acreditar: a área de exatas não envolve só Matemática.

É isso mesmo. A gente sabe que você ama Matemática, mas as Ciências Exatas têm como peças fundamentais outros dois estudos: a Química e a Física. Além disso, ela ainda possui algumas subdivisões como a Física Quântica e outras ciências como a Astronomia, Estática, Ciência da Computação e Arquitetura.

A título de curiosidade, as exatas estão entre as ciências mais antigas do mundo. Há muitos anos, o homem tem utilizado fórmulas para suprir suas necessidades e evoluir, descobrindo cada vez mais, novas soluções para melhorar sua vivência na terra. Foi graças a elas, por exemplo, que o homem conquistou feitos como chegar até a lua e construir as pirâmides do Egito.

Mas afinal, em quais áreas um apaixonado pelas exatas pode atuar? Selecionamos os principais cursos para contar um pouco das característica de cada um. Quem sabe você toma essa decisão hoje mesmo.

Matemática: nesse curso você pode optar pela Licenciatura ou Bacharelado. Enquanto o primeiro forma o profissional para atuar na educação, lecionando nos ensinos infantil, fundamental e médio, o bacharelado oferece ao profissional a possibilidade de atuar em diversas áreas, incluindo o campo da pesquisa. Essa opção também viabiliza a atuação como professor no Ensino Superior. Em ambos, o aluno vai ter acesso a uma matriz curricular voltada para a Matemática, com disciplinas de Geometria, Cálculo, Trigonometria, Álgebra, entre outras.

 

Física: algumas pessoas acreditam que o profissional formado em física tem como área de atuação somente as salas de aula. Mas não é bem assim! O curso também é oferecido nos formatos Licenciatura e Bacharelado. No segundo caso, o Físico poderá trabalhar na indústria eletrônica, por exemplo, ou em órgãos ligados à meteorologia, medicina e biologia.

 

 

 

Química: quem opta por esse curso tem uma variedade de caminhos a seguir. O profissional irá trabalhar com o objetivo de desenvolver produtos que traga reais melhorias para a população. Isso inclui, por exemplo, itens de higiene, cosméticos e produtos de limpeza. Vai aí uma dica especial: esse mercado tem crescido muito nos último tempos. Ah! Esse curso também é ofertado nas duas opções: Licenciatura e Bacharelado.

Engenharias: essa área é composta por diversos cursos, cada um com suas especificações e características. No geral, a Engenharia é a aplicação de diversos conhecimentos (científico, social e econômico) que visam criar, manter ou melhorar estruturas, sistemas, processos, máquinas, entre outros. O mercado de trabalho é amplo, muito bom e exige profissionais bem qualificados. Os principais setores são: Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Produção, Ambiental e de Alimentos.

Agronomia: o curso oferecido no formato Bacharelado prepara o aluno para trabalhar na produção agrícola e pecuária, atuando na agroindústria. O principal objetivo desses profissionais é melhorar e desenvolver a qualidade e a produtividade de rebanhos, produtos agrícolas e plantações.

Viu só? São muitas opções, né? No site da UniSociesc tem muito mais. Acesse (link cursos) e descubra mais sobre esse mundo incrível.