Chegou a hora! Confira informações essenciais para você escolher a sua área de conhecimento.

Ainda não escolheu qual carreira seguir? Relaxa! Boas escolhas demandam tempo e aquela que vai mudar a sua história deve ser feita com toda a calma do mundo. Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de pontos importantes que devem ser avaliados na hora da tomada dessa decisão. Está preparado para dar mais esse passo em direção a um futuro profissional promissor? Vem com a gente.

Para começar, é bom lembrar que as áreas de conhecimento não se resumem apenas em Exatas ou Humanas, existem outras que, pode ser que você ainda não conheça, mas que são necessárias para a identificação do campo de atuação de um profissional. Então, bora fazer novas descobertas.

Ciências da Saúde

Nesta área estão inclusos os cursos que têm como objetivo cuidar da saúde tanto de humanos como de animais. O foco dos estudos engloba toda a parte clínica e de atendimento aos doentes. O grande diferencial são as inúmeras opções de atuação e a flexibilidade do profissional. Ele pode atuar como clínico ou pesquisador, trabalhar em hospitais ou clínicas, ter o próprio negócio e até mesmo lecionar.

Principais cursos ofertados: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e etc.

Ciências Sociais Aplicadas

Neste campo, o aluno se prepara para se tornar apto a compreender de modo amplo as relações sociais. Existem vários caminhos disponíveis a seguir com conteúdos bem diferentes. Mas, no final das contas, o objetivo dos cursos desta área é sempre o mesmo: entender as necessidades de uma sociedade e as consequências dessa convivência. As áreas de atuação também são inúmeras. O candidato poderá escolher atuar em diversos setores como: política, pesquisas, organizações, agências de turismo, hotéis, fóruns, empresas de todos os portes, multinacionais e muito mais.

Principais cursos ofertados: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Turismo e etc.

Ciências Humanas

Só pelo nome já dá para sacar do que esta área trata, certo? As Ciências Humanas referem-se aos estudos que têm como foco os campos científicos que tratam do ser humano como indivíduo e como parte da sociedade. O profissional irá atuar na reflexão e no entendimento da humanidade, utilizando os caminhos e aprendizagem que adquiriu na sua área específica, podendo ser pelos cursos de Antropologia, Comunicação, Filosofia, Geografia, História, Pedagogia ou Psicologia, por exemplo. Essa área também é conhecida como ciência “não exata” pelo fato de produzir pesquisas que lidam de forma subjetiva com o pesquisador e pesquisado. Quem opta por esse caminho se torna apto a olhar o mundo em que vivemos de outra forma, identificar mudanças e tendências, compreender grupos e comportamento, além de avaliar e projetar alterações na sociedade.

Principais cursos ofertados: Antropologia, Ciência Política, Ciências Sociais, Economia, Filosofia, Geografia, História, Jornalismo, Literatura, Pedagogia, Psicologia e Relações Internacionais.

Ciências Exatas

Você já deve ter ouvido falar bastante dessa área. Aqueles estudantes que têm afinidade com matemática, física, química e suas derivações costumam se graduar em um dos cursos oferecidos pelas Ciências Exatas. Afinal, sua principal característica é a utilização de cálculos para alcançar resultados nas mais diversas áreas de conhecimento. Ela é uma das ciências mais antigas do planeta. Desde a antiguidade, o homem utiliza desse conhecimento para solucionar seus problemas e desenvolver a sociedade da melhor maneira. Você sabia que foram as Ciências Exatas que possibilitaram a construção das pirâmides pelos egípcios?

Principais cursos ofertados: Agronegócios, Agronomia, Arquitetura, Astronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Ciências Naturais, Desenho Industrial, Design de Games, Design Gráfico, Física, Geologia, Matemática, Meteorologia, Oceanografia, Química e Sistemas de Informação.

Com isso em mente, já dá para definir qual a melhor a área a seguir, certo? Quer mais uma dica? Na Unisociesc você encontra os cursos mais procurados no mercado, com toda a infraestrutura e apoio que você precisa para se transformar em um profissional de sucesso. Não deixe de conferir.