Ciências Contábeis é o curso certo pra mim?

Você controla bem seu dinheiro, coloca todos os gastos numa planilha e ainda separa uma graninha pra poupança? Talvez, Ciências Contábeis seja o curso para você. Mas, quais outras características são importantes para quem pensa em fazer Contábeis? Gostar de matemática, finanças e de lidar com números é um bom começo.

Ser organizado, responsável e ético também é fundamental. A rotina do profissional exige análise de diversos números e documentos, por isso, mantê-los organizados e trabalhar com sigilo e atenção demonstram transparência e confiabilidade. Capacidade analítica também é importante para quem trabalha com interpretação de dados e informações.

E um baita diferencial para esse profissional é ter boa comunicação. Foi-se o tempo daquela figura do contador escondida atrás de pilhas de documentos. Hoje, o profissional de contábeis é dinâmico e, muitas vezes, está sob sua responsabilidade liderar equipes e gerenciar pessoas.

E aí, você se identificou com essas características? Continue a leitura e saiba mais sobre o mercado de trabalho.

E o mercado para Ciências Contábeis, como vai? 

O cenário econômico do país, especialmente em épocas de crise, é sempre algo que pode assustar quem está saindo da faculdade com diploma na mão. Mas, os recém formados em Ciências Contábeis não precisam se preocupar, pois, independente de como vai a economia, as empresas e instituições sempre precisam de um contador. Não é à toa que a área registra uma taxa de empregabilidade, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 93,8%, umas das maiores do Brasil.

Em 2018, a profissão esteve entre a seis de nível superior que mais contrataram no país. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foram mais de 17 mil vagas criadas e preenchidas. Além disso, o levantamento também aponta a carreira como a quarta mais bem remunerada, atrás apenas dos administradores, especialistas em marketing e recursos humanos.

Além de atuar como contador, o profissional formado em Ciências Contábeis pode ainda trabalhar nas áreas de Controladoria, com análise de informações financeiras, e de Auditoria, examinando relatórios e dados e garantindo que a empresa esteja “na linha”. No setor público, você pode concorrer a diversos cargos, como os voltados para a área fiscal. Outra possibilidade é a área de exportação e importação, essas transações envolvem diversos processos fiscais e podem render boas experiências, pois o contato com diversas pessoas, de diferentes culturas, é certo.

Oportunidades não faltam. É só escolher a área de atuação que melhor combina com seu perfil!

Curiosidades sobre a profissão 

Toda profissão carrega muita história e várias curiosidades, com a carreira de Ciências Contábeis não poderia ser diferente! Para você que está planejando iniciar o seu curso aqui na UniSociesc, separamos alguns fatos para todo mundo ficar por dentro:

1- A primeira faculdade de Contabilidade brasileira surgiu em 1905;
2- O FBI é uma das entidades que mais empregam contadores no mundo;
3- O dono do bordão mais famoso do país, Silvio Santos, é formado em Contabilidade!
4- A profissão foi oficializada no Brasil em 1946, 73 anos atrás.

Estude com quem é referência em ensino e comece sua jornada pelo mundo da contabilidade com a UniSociesc: unisociesc.com.br/cursos/ciencias-contabeis