Cuidados com a pele durante o Verão

  • Saúde

Para celebrar o Dia do Esteticista (18 de janeiro), nossa professora, Katiuska de Paula do curso de Estética e Cosmética de Joinville, dá dicas importantes para o verão, confira!

Saiba escolher o filtro solar certo para sua pele

Analise as especificações do rótulo do filtro solar. Procure produtos que protejam sua pele dos dois tipos de raio, o UVA e o UVB, pois o raio UVA é capaz provocar o envelhecimento precoce e o câncer ao atingir a segunda camada da pele; e o UVB pode provocar queimaduras severas.

Para saber qual é o fator de proteção solar (FPS) indicado para sua pele consulte um dermatologista, mas se você não tiver como fazê-lo de imediato, por segurança, faça a escolha de um protetor que tenha FPS 30 ou superior.

Não se deixe levar pelo impulso de não usar protetor solar, caso tenha pele oleosa, na enganosa esperança de as espinhas “secarem” no sol; use filtros solares oil free e evite irritações ainda maiores para sua pele.

Hidrate-se

Com as altas temperaturas do verão, eliminamos não só água, mas também, sais minerais do nosso corpo, seja pelo suor, urina ou até mesmo pela respiração. Por isso a hidratação é tão importante, pois ela repõe tudo que vai se perdendo ao longo do dia.

Alguns alimentos, como frutas e vegetais, também tem papel importante na hidratação. Abacaxi, melancia, morango, tomate, pepino, acelga, espinafre, alface são alguns exemplos de alimentos ricos em água. “Os alimentos repõem não só a água, mas também os minerais, hidratando e nutrindo o organismo. Devemos aproveitar o verão para melhorar o consumo de vegetais, pois durante a estação é muito mais saboroso ingerir saladas”.

Entretanto, apesar de alguns alimentos reporem o que foi perdido, a água deve continuar sendo a principal fonte de hidratação durante o dia, pois ela hidrata, limpa e não possui calorias.

“Os sucos também hidratam, mas se consumidos em excesso, podem levar a um aumento de peso, devido ao teor de açúcar presente nas frutas. Já a água de coco, por ser rica em sais, deve ser consumida com cautela, principalmente por pessoas hipertensas, pois ela pode elevar a pressão arterial se consumida em demasia. Os chás também devem ser consumidos com cuidado, pois eles carregam os efeitos das ervas”.