Dicas para se dar bem como calouro Dicas para se dar bem como calouro

Dicas para se dar bem como calouro

Lembra daquele frio na barriga que você sentia no primeiro dia de aula? Na faculdade ele vai voltar e com doses extras de euforia. Mas fique tranquilo, separamos dicas infalíveis para você transformar o seu nervosismo em estratégias de sucesso. Vamos lá?

A primeira dica é: frequente as aulas

Muito óbvio, não é mesmo? Mas muitos calouros começam a vida universitária com o pé esquerdo. A liberdade que as universidades oferecem acaba virando uma enorme vilã na caminhada dos alunos, que acabam não dando prioridade em manter uma boa frequência. Tenha sempre em mente que muitas faltas podem prejudicar sua vida acadêmica, chegando até a atrasar sua formatura. E ninguém quer isso no histórico, não é mesmo?

Se pintar eventos, participe!

Calma, lá! A dica aqui não é curtir todas as baladas como se não houvesse amanhã. Mas sim, aproveitar as oportunidades para conhecer a galera. Então, frequente palestras, encontros, reuniões, workshops e tudo o que te faça conhecer o campus, os professores, os colegas e tudo mais que a faculdade tem para te oferecer.

Deixe a timidez de lado durante as aulas

Pode parecer mentira, mas muitos alunos têm vergonha de tirar dúvidas, de questionar os professores e até mesmo de discutir assuntos que podem ser de extrema relevância para a sua formação. Deixe de bobagem e coloca a boca no trombone. Participar das aulas e expor suas opiniões pode trazer muitas vantagens para o seu desenvolvimento, além de contribuir para a interação com a galera que possui os mesmo gostos que você.

Organização deve ser seu segundo nome

O ritmo de uma universidade é bem diferente daquele que você estava acostumado no ensino médio. Muitas vezes não vai sobrar tempo para nada. Por isso, trate de organizar bem o seu dia, assim você conseguirá realizar todas as tarefas, sem deixar acumular nada. Monte um calendário de entrega de tarefas e foque em manter uma rotina de estudos.

Aproveite as oportunidades de estágio

Esse é um dos benefícios que a faculdade traz para você: conhecer o dia a dia de um profissional e identificar áreas que mais se encaixam no seu perfil. Por isso, não deixe escapar nenhuma chance de estagiar. Essa experiência vai trazer muitos pontos positivos para a sua vida profissional e pessoal.

Mantenha a leitura em dia

Sim! Você sempre vai estar com aquela sensação que deveria estar lendo algo. Vão surgir textos e mais textos em todas as disciplinas e é fundamental que você esteja com todos em dia. Faça um cronograma de leitura e evite deixar conteúdos para serem vistos na última hora. Ah! Se sobrar um tempinho, leia livros que fujam um pouco da sua área de atuação. Isso contribui para o seu poder de argumentação, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos de ortografia e de gramática.

Por fim: peça ajuda sempre que necessário

A sua vida acadêmica vai ser difícil sim. Muitos desafios e dúvidas vão surgir pelo seu caminho. Nessas horas, deixe a timidez ou o orgulho de lado e peça ajuda, seja para os professores, amigos ou até familiares. Independente do problema que esteja te incomodando, trate de resolver antes que isso traga consequências graves para o seu desenvolvimento.

E aí? Preparado para o seu primeiro ano na faculdade? Conheça mais sobre a Unisociesc e tudo que você vai viver por aqui!