Direito é o curso certo pra mim? Direito é o curso certo pra mim?

Direito é o curso certo pra mim?

Sabe defender uma ideia como ninguém, fala muito bem e tem uma baita habilidade de argumentação? Talvez, Direito possa ser sua praia. Para quem se identifica com a profissão, outras características também são bem importantes: é preciso gostar de ler (a faculdade, e a profissão em si, exigem muita leitura), ser disciplinado e ter raciocínio rápido.

No Direito, a comunicação é essencial, por isso, ter desenvoltura ao falar e escrever é bem importante. Boa memória, sociabilidade e flexibilidade também são características que entram no perfil do profissional. E para fechar o nosso conjunto de aptidões e habilidades, ter um espírito investigativo e questionador contribuem muito para a rotina de um advogado.

E o mercado para Direito, como vai? 

Existem, atualmente, no Brasil, mais de 1 milhão e 200 mil advogados registrados na OAB. Para quem está entrando nesse mercado agora, esse número pode parecer bem assustador. Mas, fique tranquilo, há espaço para todos no mercado. O Direito é uma área que possui infinitas possibilidades, tanto no serviço público, quanto na iniciativa privada.

Os cargos públicos tiveram uma leve diminuição em suas contratações, especialmente por conta da situação econômica do Brasil, o que reduziu o número de concursos. No entanto, outros segmentos estão em uma crescente busca por profissionais especializados, como é o caso do direito internacional, voltado especialmente ao comércio internacional e aos processos de compra e venda de companhias estrangeiras.

Outra tendência muito em alta é a especialização em compliance, onde o profissional verifica se as leis e os regulamentos internos e externos estão sendo obedecidos pela organização. O Direito Digital também está me destaque no cenário atual, especialmente depois do Marco Civil da Internet, e com o fortalecimento das startups.

Portanto, escolha o ramo com o qual mais se identifica e bora trabalhar!

Curiosidades sobre a carreira 

Se você pensa que o curso de Direito é exclusivamente tradicional, está muito enganado! Hoje em dia, as áreas de atuação do mercado jurídico que mais crescem são a de compliance e do direito de tecnologia da informação ou internet. Nelas, você pode atuar com adequação de um negócio ou empresa às normas e leis que o regem, ou se especializar em crimes e infrações digitais, respecitvamente.

Não é incrível como um curso conhecido pela sua tradição pode se adaptar as mudanças da sociedade? Conheça todos os detalhes da nossa matriz curricular e infraestrutura.