Enfermagem é o curso certo pra mim? Enfermagem é o curso certo pra mim?

Enfermagem é o curso certo pra mim?

Se a gente tivesse que escolher um verbo para definir Enfermagem seria cuidar. Essa é, sem dúvida, a principal função de um enfermeiro. Por isso, gostar de lidar com pessoas é fundamental. Saber ouvir e entender o que os pacientes precisam é uma habilidade bem importante.

No dia a dia da profissão, o enfermeiro vai enfrentar muitas situações adversas, o que exige que ele tenha bastante controle das próprias emoções. É preciso também ser atencioso, observador e detalhista, para perceber momentos delicados e resolver problemas. Ter paciência e ser calmo também são diferenciais, afinal, ele será chamado e requisitado inúmeras vezes.

E aí, se identificou com algumas características que a gente citou? Continue a leitura e saiba mais sobre o mercado de trabalho.

E o mercado para enfermagem, como vai?

Em 2018, a segunda profissão de nível superior que mais contratou com carteira assinada no Brasil foi Enfermagem, com a efetivação de 46.991 profissionais. O dado é de um levantamento realizado pelo site Quero Bolsa a pedido da Revista Veja.

E de fato, a área de Enfermagem é bastante promissora. O profissional recém formado pode optar pela rede privada, trabalhando em hospitais, clínicas, laboratórios, ambulatórios de empresas e centros sociais. Na rede pública, pode fazer concurso e atuar, principalmente, em hospitais e postos de saúde.

Um segmento que tem crescido bastante dentro da área é a Enfermagem Estética. Os procedimentos podem ser realizados por enfermeiros com pós-graduação em estética, de acordo com a legislação estabelecida pelo MEC.

A atuação de forma autônoma também tem atraído os profissionais. Recentemente, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) regulamentou o funcionamento dos consultórios e clínicas de Enfermagem. Com isso, os enfermeiros podem atender sua própria demanda, inclusive com atendimentos domiciliares, o que amplia ainda mais sua atuação.

Curiosidades sobre a carreira 

Você sabia que o símbolo da Enfermagem é uma lâmpada a óleo porque era o instrumento que Florence Nightingale, a primeira enfermeira da história, usava para iluminar os pacientes durante a Guerra de Crimeia? E o mais incrível: ela conseguiu reduzir o a taxa de mortalidade de 43% para 2% na época.

É ou não é de se orgulhar em escolher essa profissão? Conheça nosso curso.