Engenharia Mecânica é o curso certo pra mim?

Se você gosta de números e cálculos, curte se envolver em grandes projetos e se interessa pela manutenção de máquinas e equipamentos, a Engenharia Mecânica pode ser a sua praia. Na prática, o engenheiro mecânico é quem desenvolve e supervisiona a criação de sistemas mecânicos e, para isso, ser observador e detalhista é fundamental. Estar atento a cada detalhe e acompanhar cada passo é imprescindível para o sucesso de um projeto.

Gostar e ter habilidade ao usar recursos tecnológicos também é importante, afinal, diversas atividades do cotidiano profissional utilizam softwares e dispositivos que facilitam o trabalho. Mas, um ponto de atenção: a maioria das soluções tecnológicas vêm do exterior, por isso, dominar um segundo idioma, o inglês, especialmente, também é um baita diferencial.

Raciocínio lógico, visão analítica e capacidade de planejamento estratégico são outras aptidões bem interessantes para um engenheiro mecânico. Elas contribuem para que o profissional consiga utilizar todo o seu conhecimento para transformar ideias em produtos.

E o mercado para Engenharia Mecânica, como vai? 

Quando a gente fala em Engenharia Mecânica é quase automático pensarmos no mercado automobilístico. Mas, o universo dessa profissão é muito mais amplo, talvez, um dos mais versáteis dentro das engenharias.

O trabalho do engenheiro mecânico está muito voltado a projetar e desenvolver máquinas, motores e equipamentos. Talvez, esse seja o motivo pelo qual esteja tão ligado ao mundo dos automóveis. Porém, vale lembrar que há máquinas e equipamentos em todos os lugares, em uma infinidade de segmentos e, exatamente por isso, mesmo com a retração econômica pela qual o país passou, há ótimas vagas em diversas áreas.

Hoje, entre as áreas em que o engenheiro mecânico encontra boas colocações, estão as das indústrias aeronáutica e de energia. Na exploração de petróleo também é um profissional requisitado, atuando no desenvolvimento de máquinas para perfuração de poços e também no transporte de fluídos. Na biociência, pode atuar em hospitais e clínicas, no desenvolvimento e controle de equipamentos e processos de ergonomia, reabilitação, entre outros.

E para quem acabou de se formar, o segredo é investir em uma especialização e se atualizar sempre. Sem dúvida, as melhores vagas ficam para os profissionais mais bem preparados.

Curiosidade sobre a profissão  

Essa profissão começou na Roma antiga, com os primeiros protótipos desenvolvidos por Leonardo Da Vinci, dono daqueles desenhos cheios de detalhes, que chegam a ser poéticos. 😍 É ou não é uma baita referência para você se inspirar?

Conheça o nosso curso: unisociesc.com.br/cursos/engenharia-mecanica