Nutrição é o curso certo pra mim? Nutrição é o curso certo pra mim?

Nutrição é o curso certo pra mim?

Seu prato tem sempre o colorido das verduras e legumes, você adora cuidar da sua alimentação de todos à sua volta e sempre lê as informações nutricionais das embalagens de alimentos? Pois então, é bem provável que o “espírito da nutrição” já habite em você. Mas, para embarcar nesse universo, outras características também são importantes.

Nutrição é um curso de saúde, portanto, é importante gostar dessa área, pois você terá matérias como Anatomia e Fisiologia na faculdade. No dia a dia da profissão, ter paciência, bom relacionamento interpessoal, boa comunicação e empatia são diferenciais interessantes, afinal, o trabalho pede que você lide com pessoas.

Mas, se você for seguir uma linha de pesquisa, ter aptidão para ciência, habilidade para analisar e avaliar dados serão fundamentais.

E o mercado para nutrição, como vai? 

Levar uma vida mais saudável, cuidando, especialmente da alimentação, é uma preocupação que faz parte da atualidade. E essa atenção à saúde e ao bem-estar, por si só, já faz com o que mercado para Nutrição esteja em ascendência. Quando juntamos a isso o fato de que o Brasil é o quinto país que mais sofre com obesidade no mundo, a questão toma status de saúde pública e, nesse contexto, a Nutrição tem um amplo trabalho a desenvolver.

Diante disso, a atuação clínica do nutricionista mostra-se extremamente promissora. Além de realizar o atendimento e diagnóstico de pacientes, o profissional que opta por essa área trabalha diretamente com a qualidade de vida das pessoas, focando na alimentação e nas condições individuais de cada paciente. Essas consultas podem ser realizadas em um consultório próprio, ou em hospitais e clínicas que também demandam esse profissional.

Além do atendimento clínico, há outras possibilidades para o nutricionista, que também estão em alta, como a nutrição esportiva, que cuida da alimentação de atletas de alto rendimento; e a alimentação coletiva, em que o profissional elabora cardápios para restaurantes, empresas, escolas, ou até mesmo navios e aviões. Outra oportunidade promissora é a área de tecnologia de alimentos, que foca no desenvolvimento de produtos saudáveis e nutritivos.

Sem dúvida, a Nutrição é uma profissão que só tem a crescer. Então, bora pegar seu jaleco, sua balança, seu adipômetro e encontrar as melhores oportunidades!

Curiosidades sobre a profissão  

Você conhece o significado do símbolo da Nutrição? A balança representa o equilíbrio, com o eixo na parte central do escudo. A metade esquerda do eixo da balança e os seus pratos, são preenchidos na cor verde, que representa os cursos da área da saúde, assim como a serpente. Por fim, o trigo significa o alimento: dois ramos de trigo são dispostos fora do escudo, contornando a lateral, de baixo para cima até a altura dos pratos da balança.

E aí, se identificou com Nutrição? Preparado para começar o curso? Saiba mais, acesse: https://www.unisociesc.com.br/cursos/nutricao/.