O aluno no centro do aprendizado

  • Graduação

A Graduação 4.0 representa uma proposta pedagógica diferenciada, que coloca o estudante como protagonista de sua trajetória acadêmica.

Não há como negar o quanto nossa vida tem se tornado digital. Estamos o tempo todo conectados. Mesmo numa roda de conversa ou numa reunião, estamos sempre dê olho em nossos smartphones ou tablets, checando nossos e-mails ou redes sociais. E, se a nossa vida é assim, por que não pensar uma proposta de educação também dessa forma?

Foi a partir dessa reflexão que surgiu a Graduação 4.0, uma proposta pedagógica diferenciada, que coloca o aluno como protagonista de sua trajetória acadêmica. “Esse é um modelo híbrido de ensino que promove a integração total do digital com o presencial naquilo que os dois têm de melhor para oferecer”, explica Patrícia Fumagalli, diretora da Ânima Digital e líder do projeto Graduação 4.0.

Nesse modelo, a ideia é que o ensino seja dividido em dois momentos: online e presencial. No momento online, o aluno atua de maneira mais autônoma e individual, estudando os conteúdos disponíveis na plataforma e se preparando para o encontro presencial. Para isso, ele conta com o apoio de um professor online, para realizar atividades e esclarecer dúvidas. Nos encontros presenciais, as atividades são, principalmente, práticas e dinâmicas, e o professor atua como um mediador.

A proposta busca trabalhar o aprendizado de uma maneira mais colaborativa e significativa, uma vez que a participação do aluno é a essência das metodologias ativas. O senso crítico e a reflexão são incentivados e mediados pelo professor e o aluno é o centro do processo.

“A graduação 4.0 exige que o aluno seja capaz de organizar seu tempo, fazer escolhas e ter uma postura autônoma. Ao fim do curso, esperamos que ele possa, realmente, construir seu projeto de vida e sua carreira”, completa Patrícia.

Por que escolher a Graduação 4.0:
  • Flexibilidade: conteúdo 100% disponível 24 horas. Você estuda no seu tempo e onde você quiser;
  • Experiência diferenciada: encontros presenciais com vivência prática e troca entre alunos e professores;
  • Infraestrutura: espaços diferenciados que promovem a interação e a colaboração;
  • Cabe no seu bolso: valor mais acessível e você ainda pode financiar sem juros.

Conheça todos os cursos 4.0 que a UniSociesc oferece para você