O Enem 2021 pode ser a galinha de ovos de ouro.

Depende do que fará com essa oportunidade.

 

O que Enem tem a ver com ovo?

Nada. E, ambos dispensam apresentação, todo mundo sabe o que é, mas vai que tem um casca-mole e prefere tudo explicadinho. Então, segue aí:

 

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova realizada pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao MEC, Ministério da Educação do Brasil. É utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país. – Quem diz é a Wikipédia, quem somos nós para questionar.

 

Já, o ovo é considerado o segundo alimento mais completo depois do leite materno e seu consumo regular em dietas pode trazer dezenas de benefícios, pois ele é rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas A e B, minerais como ferro, zinco, cálcio, cobre, selênio, fósforo, sódio, manganês e magnésio. – Dizem os nutricionistas, e é melhor aprovar, para o tema não ficar cozinhando.

 

Então, qual o motivo da comparação se o seu objetivo é se preparar para o Enem?

As vezes, vale a pena voltar a origem para saber quem nasceu primeiro?

 

O Enem é considerado o maior processo seletivo do Brasil. Por isso, é disputado por milhões de estudantes a cada edição. E, ganhou tamanha relevância porque é o passaporte para maioria das instituições de ensino superior do Brasil. Como sabe, ocupa o ranking dos assuntos mais discutidos nos meios de comunicação e nas comunidades acadêmicas. Porém, em 2021, os números de inscrições foram baixos. Isso, logicamente, aumenta as suas chances, diminuindo a concorrência. Já está começando a entender porque a gente está tratando o tema como oportunidade, não é mesmo?

 

A história da galinha de ovos de ouro, assim como o Enem, também está no inconsciente coletivo de quase toda a população brasileira. Ainda assim, quando se tem uma, a maioria das pessoas ficam sem saber o que fazer com ela, ou por desejar mais e mais acabam sacrificando a coitada da ave; o mesmo acontece com muitas oportunidades do nosso dia a dia.

 

A analogia, deste tipo de vestibular com a história, foi só para deixar mais leve, didáticas e gostosas as dicas sobre o Enem que preparamos para você.

 

Quando começa a corrida do ovo?
Na inscrição. E, essa etapa é eliminatória, ou você faz ou não participa. Sendo assim, é mais simples que ovo cozido, você precisa de apenas 3 documentos para fazer a inscrição: CPF, RG e CEP da sua residência.

 

Ah, no ato da inscrição, você deverá informar alguns dados pessoais: raça e estado civil; dados acadêmicos, como escola e série; e dados econômicos, como renda familiar e nível de escolaridade dos pais.

 

Antes de dar a partida, participantes respondem um questionário socioeconômico; informa a necessidade de atendimento diferenciado, se for o seu caso; escolhe entre o idioma espanhol ou inglês para a prova de língua estrangeira.

 

Nem todo mundo tem acesso ao carro do ovo com precinho especial. Então, certamente, você vai ter o boleto da inscrição que é de R$ 85 para pagar. Porém, se tiver concluído o ensino médio em rede pública e é membro de uma família de baixa renda: há isenção da taxa.

 

Encontrar o lugar da sua prova pode ser mais difícil que achar a “fazenda do Pepe”.

Na confirmação da inscrição, com antecedência mínima de um mês, o Inep libera na internet o Cartão de Confirmação da Inscrição, nele consta o seu número, data, hora e local das provas, língua estrangeira escolhida.

 

Vai uma receita gourmet de prova?

É simples. Basta comparecer ao local da prova com uma hora de antecedência do seu início. Os portões são abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h – no horário oficial de Brasília.

 

Fritar, só no exame. Combinado?

Caso desconheça o local da sua prova. Saia do “ninho” antes, faça o trajeto nos dias que antecedem o Enem para analisar as situações de tráfego da região e não correr risco de se perder, atrasar ou passar do ponto no dia.

 

Não fique com expressão chocada, no dia da prova, precisa comprovar que você é você.

Para acessar a prova, você tem que apresentar documento de identificação original com foto.

De antemão, os aceitos são: RG, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

 

Ah, xerox, mesmo que autenticado, é como ovo de páscoa, por mais bonito que seja, só é reconhecido pelos coelhos. Evite essa gafe!

 

Ingredientes: obrigatórios ou a gosto.

Obrigatório: caneta de tinta preta e de material transparente.

A gosto: o seu lanchinho e água.

Dependendo do momento que estivermos, pode ser preciso: o uso de máscara.

 

Não acrescente: lapiseira, dispositivo eletrônico, boné, borracha etc.

 

Reserve tempo para a montagem do prato, ou seja: transcrever o gabarito e a frase apresentada nele; passar a redação a limpo e informar a cor do caderno de provas.

Agora foi!
Se foi pochê, omelete ou estrelado. Relaxa, o que importa é o resultado.

 

O que não adianta é cozinhar a cabeça com a ansiedade. E oh, os gabaritos são divulgados, normalmente, em até três dias úteis após a aplicação das provas. Você poderá ver também no site do Inep. Já os resultados individuais costumam ser liberados mais adiante.

 

Não pise em ovos!

Lembre-se que para consultar seu resultado final vai precisar do número de inscrição e senha ou CPF e senha. Aí você vai ter a sua nota. Partiu comemorar?

 

Depois desta virada, vem a melhor parte da sua jornada.

SISU: as pessoas interessadas em participar do Sistema de Seleção Unificada deverão acessar o site do programa em data a ser divulgada após a prova; e, com o número da sua inscrição e senha da última edição do Enem, escolher até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes.

 

Atenção! Você nem precisa ter galinha de ovos de ouro para escolher uma instituição privada.

 

Se não alcançou a nota necessária para ingressar em uma escola pública ou deseja uma instituição mais relevante na rede particular, aqui está a sua chance de ouro. Acesse a lista de cursos da UniSociesc e veja qual deles tem mais a ver com o seu gosto.

 

Não deixe a chapa esfriar.

Você tem uma oportunidade exclusiva, pode estudar na Melhor Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina, entre as públicas e privadas, nota máxima no MEC.

 

Reflita: estando na dieta do ovo ou não, sendo fitness ou não, gostando ou não do nosso papo descontraído… Venha para a UniSociesc. A gente reconhece o seu esforço e respeita a sua preferência. Mas claro, vamos ovacionar você!

 

UniSociesc, aqui você cria e constrói seu futuro.