Odontologia é o curso certo pra mim? Odontologia é o curso certo pra mim?

Odontologia é o curso certo pra mim?

Você não pode ver um sorrisão cheio de dentes que já sai logo analisando o que pode ser melhorado ali? Se reparar em dentes e na saúde bucal das outras pessoas é algo inevitável para você, talvez seja a hora de começar a faculdade de Odontologia. Mas, é claro, que não basta “gostar” de dentes. Quem escolhe seguir essa profissão precisa também gostar da área da saúde e de lidar com pessoas.

A Odontologia exige muita responsabilidade, competência e sensibilidade. É importante lembrar que você irá tratar da saúde bucal das pessoas e isso significa lidar também com a alta estima delas. Portanto, é fundamental ser seguro e passar isso ao paciente. Ser positivo e saber se comunicar também ajudam a explicar os procedimentos necessários e tranquilizar as pessoas, afinal, ir ao dentista ainda deixa muita gente com medo.

E o mercado para Odontologia, como vai?

Se há pouco tempo, somente uma dor de dente bem incômoda era capaz de levar as pessoas ao dentista, hoje, o cenário é completamente outro. Além de visitas periódicas, para controle da saúde bucal, a estética também vem ganhando cada vez mais espaço e fazendo as pessoas procurarem os consultórios odontológicos. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o país está em quarto lugar no mundo em procedimentos odontológicos realizados por ano e movimenta R$ 38 bilhões anuais.

Sem dúvida, é um mercado que tem se reinventado e se mantido aquecido. De acordo com estudos da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), nove em cada dez brasileiros dizem ir ao dentista pelo menos uma vez por ano. Esse dado é reflexo também das novas tecnologias, que tornaram os procedimentos mais indolores e rápidos, o que contribui, e muito, para que as pessoas coloquem a ida anual ao dentista na agenda.

O nicho de clínicas particulares é o que mais se destaca. Segundo pesquisa Nacional de Saúde, 74% dos atendimentos odontológicos são feitos na rede particular. O que mostra que esse segmento absorve grande parte do público e que está em alta.

Curiosidades sobre a carreira

Dentista não cuida só de dente! Essa frase pode soar estranha para muita gente, mas é isso mesmo. Além de ser o profissional que nos ajuda a manter um sorriso bonito e saudável, o dentista também está habilitado a cuidar da face e do pescoço.

Na faculdade, o aluno de Odontologia estuda o sistema estomatognático, que compreende a cavidade bucal, os dentes, a face – seus músculos, ossos, vasos e nervos, o pescoço, articulações e tecidos. E tem mais, em sua formação, o profissional conta com as disciplinas básicas da área da saúde, como anatomia, patologia, farmacologia e fisiologia – do organismo todo, além de disciplinas específicas, como dentística, endodontia, oclusão, cirurgia, prótese, diagnóstico bucal. E é esse conjunto de conhecimento que dá ao dentista toda a competência necessária para atuar também nas disfunções da face e do pescoço.

Por isso, se você conhece alguém que tem problemas de mastigação, disfunção na mandíbula, ou até mesmo que sofra com problemas de sono, apneia ou bruxismo, pode indicar procurar um dentista. Certamente, ele vai estar preparado para ajudar!

 



Inscreva-se