Patinadora do Time UniSociesc é eleita a melhor atleta do Troféu Gustavo Kuerten Patinadora do Time UniSociesc é eleita a melhor atleta do Troféu Gustavo Kuerten

Patinadora do Time UniSociesc é eleita a melhor atleta do Troféu Gustavo Kuerten

  • Esporte

É do Time UniSociesc a melhor atleta do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte em 2019. Na noite desta segunda-feira, no Teatro Ivo Campos, em Florianópolis, a patinadora joinvilense Gabriella Pereira Giraldi recebeu a confirmação de que venceu a eleição da categoria “Melhor Atleta Feminino”. Gabriella concorreu com Micaela Rosa de Mello (atletismo), Valéria Kumizaki (caratê), Bárbara Micheline de Monte Barbosa (futebol) e Beatriz Linhares da Silva (ginástica).

A aluna do primeiro semestre do curso de Educação Física da UniSociesc não pôde estar presente na cerimônia porque está em Porto Alegre (RS), onde participará do Zbura – espetáculo de patinação artística que recebe vários campeões do mundo numa apresentação natalina, que ocorrerá na quinta-feira (5). Ainda assim, não escondeu a emoção pelo prêmio recebido.

– É uma felicidade que não cabe em mim! Obrigada a todos que votaram e torceram. Não pude estar presente (em Florianópolis), mas meu coração estava aí – afirmou.

O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte foi criado por meio do Decreto 1.279 de 16 de abril de 2008 com o objetivo de homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano.

Concorrem ao prêmio cinco finalistas em cada categoria, sendo três eleitos em votação popular pela internet e outros dois indicados pelo Conselho Estadual de Esporte. Os vencedores foram definidos na manhã que antecedeu a premiação pela Curadoria do Troféu. Neste ano, o prêmio obteve 9.852 votos nos 183 finalistas indicados pelas Federações Esportivas e Entidades do Paradesporto.

Gabriella, de 18 anos, conquistou neste ano o título mundial na categoria Solo Dance Júnior do World Roller Games 2019, disputado em Barcelona, na Espanha. A joinvilense fez história ao ser a primeira atleta feminina do Brasil e da América do Sul a conquistar a medalha de ouro na competição mundial de patinação.

A atleta do Time UniSociesc soma quase 170 títulos entre campeonatos catarinenses, brasileiros e sul-americanos em dez anos de carreira.

Há dois anos, Gabriella foi homenageada com moções na Câmara de Vereadores de Joinville e, a exemplo deste ano, em 2014 e 2017, foi indicada pelo Conselho do Governo do Estado de Santa Catarina como finalista do Prêmio de Melhor Atleta Catarinense no Troféu Guga Kuerten.