Psicologia é o curso certo pra mim?

Ser um bom ouvinte, não apenas sabendo ficar em silêncio, mas tendo uma escuta ativa, demonstrando interesse por aquilo que a outra pessoa está contando é, certamente, a premissa básica para quem quer seguir carreira na Psicologia. Ter empatia, uma mente aberta e boa comunicação também são fundamentais. O psicólogo precisa saber se colocar no lugar do outro, estar livre de preconceitos e estereótipos, e se relacionar e interagir com as pessoas para conseguir realizar seu trabalho com excelência e precisão.

Ser seguro e demonstrar confiança nas próprias palavras também é importante. Ser persuasivo e analítico contribuem com o dia a dia da profissão, pois ajudam a interpretar e selecionar as informações importantes.

Então, identificou algumas dessas características em você? Que tal saber mais sobre o curso e a profissão?

E o mercado para psicologia, como vai?

Saúde é uma área quase imune a crises. Independente das condições econômicas, as pessoas sempre irão precisar de profissionais dessa área. Por isso, esse é um segmento que mantêm um ritmo constante. A Psicologia segue o fluxo e se destaca por estar entre as profissões que tiveram os maiores aumentos de salário da última década.

Além dos salários crescerem, a profissão também ampliou bastante seu campo de atuação, indo muito além dos atendimentos em consultórios. Hoje, há espaço para psicólogos em todos os processos que envolvem pessoas, relacionamentos e comunicação. Fora clínicas e hospitais, onde comumente já encontrávamos esses profissionais, há vagas para eles também em empresas (no setor de Recursos Humanos, especialmente), em escolas e universidades, em clubes esportivos e centros de reabilitação, em agências de comunicação e em empesas de consultoria.

A área clínica, atuação clássica da Psicologia, ganhou um impulso importante depois que os planos de saúde foram obrigados pela Agência Nacional de Saúde, em 2017, a cobrir atendimentos psicológicos. Então, se seu diploma já está na mão, é só ir para o mercado, que com certeza, você vai encontrar a vaga que tem tudo a ver com o seu perfil.

Curiosidades sobre a profissão 

Se você quer se aventurar pelo universo da Psicologia, confira algumas curiosidades sobre o curso e as possibilidades de carreira:

– Do consultório ao esporte, passando pelo marketing, o profissional da psicologia pode ir muito além do atendimento clínico. Existe a possibilidade de trabalhar com comportamento do consumidor, com psicologia esportiva e até com psicologia do trânsito!

– Freud (não) explica tudo! Existem diversas correntes, pensadores e autores que contribuem para o rico campo de conhecimentos do curso. Aliás, você sabia que Freud não é o pai da psicologia? O médico considerado fundador da disciplina como ciência experimental foi o alemão Wilhelm Wundt, em 1879.

Se você chegou até aqui, esse pode ser o curso certo para você. Fique por dentro de todos os detalhes: unisociesc.com.br/cursos/psicologia