Quer se dar bem na prova do vestibular? Se liga nas dicas Quer se dar bem na prova do vestibular? Se liga nas dicas

Quer se dar bem na prova do vestibular? Se liga nas dicas

  • Vestibular

Ser vestibulando não é uma tarefa fácil. Além da pressão com a escolha da profissão, se preparar para a prova exige muito mais do candidato do que somente a dedicação aos estudos. Durante o período de preparação, diversos fatores se tornam decisivos para garantir o  bom desempenho do aluno. Escolher bem as estratégias que serão colocadas em práticas durante todo o trajeto, incluindo a realização da prova, é essencial para obter bons resultados.

Se você ainda não definiu seu plano de ação, se liga nas dicas que preparamos para que esse desafio seja só sucesso.

Comece com o pé direito. O segredo está em passar por um bom ano de estudo.

Avalie primeiro quais são suas necessidades e possibilidades antes de definir seu cronograma de estudos. A partir daí, estabeleça a quantidade de horas disponíveis para cada disciplina para assim, criar um hábito diário, que é fundamental para um bom desempenho na prova.

Leia diariamente e mantenha-se informado com jornais, revistas e internet. Os temas da atualidade são os mais cotados para cair nas provas de redação. Nunca deixe as dúvidas passar em brancos. Sempre que não conseguir resolver questões, leve para o seu professor ou até mesmo para os amigos e familiares. Por falar nisso, é sempre uma boa pedida incluir em seus estudos a realização de provas das questões e redações das outras edições do ENEM.

Estude muito, mas também descanse. Dormir bem e reservar um tempo para a prática de esportes ajuda a relaxar o cérebro e prepará-lo para o aprendizado.

Já está na reta final? Jogue a ansiedade para escanteio e foque no seu objetivo

Nos dias que antecedem a prova é normal que a ansiedade apareça. Nesse caso, aprenda a dibrá-la mantendo sempre a calma. Nessa etapa é fundamental que você foque apenas nas revisões. Não é hora de querer aprender conteúdos novos. Fique seguro com todo o conhecimento adquirido no caminho. Continue dormindo bem e faça boas refeições. Fuja de situações de stress e opte por programas que prezem pela tranquilidade.

Ah! Se você não quiser ser um dos “Atrasados do ENEM”, confira e conheça o local da sua prova. Lembre-se também de separar todos os documentos necessários e materiais permitidos, como lápis, caneta, borracha, etc.

Hora da verdade! O que fazer no dia da prova?

Esqueça o frio na barriga, faça uma refeição balanceada e partiu fazer a prova. É fundamental chegar com antecedência no local para evitar stress e um cansaço precoce. Por isso, saia cedo de casa. Até porque, imprevistos acontecem, né? Tenha tempo de sobra para resolver tudo.

Na hora da prova, mantenha a calma e concentre-se. Comece pelas questões mais fáceis e não perca muito tempo com aquelas que você sabe que tem muita dificuldade. Se tiver que chutar, chute com inteligência. Nas alternativas tem sempre aquelas que você tem certeza que não estão corretas. Quando identificá-las, faça um risco para que você não marque por descuido.

Não tenha pressa de acabar a prova. Use com sabedoria todo o tempo disponível. Se ainda restar alguns minutinhos, aproveite para fazer uma revisão na redação. Isso vai te ajudar a identificar erros ortográficos e de concordância.

Ah! Durante a prova, lembre-se de se hidratar e fazer pequenos lanches. Leve água e lanches práticos, como barras de cereal e chocolates.

Agora que você já sabe como se dar bem no vestibular, veja como mandar bem no seu futuro. Acesse e conheça os cursos da UniSociesc.