Saiba como aproveitar a sua nota do ENEM para ingressar na faculdade Saiba como aproveitar a sua nota do ENEM para ingressar na faculdade

Saiba como aproveitar a sua nota do ENEM para ingressar na faculdade

Criado para avaliar a qualidade da educação brasileira, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Diversos programas do Governo Federal baseiam seus critérios no desempenho que os estudantes obtêm na prova.

Justamente por isso, para quem busca entrar na faculdade, é muito importante considerar fazer o Enem. E caso você já tenha feito, dá uma conferida abaixo em algumas das opções que você tem para aproveitar a sua pontuação na prova.

Ingressar em uma universidade privada

Na UniSociesc, a nota do Enem substitui a prova do vestibular e ainda garante uma bolsa de estudos de 40% para todo o curso. Qualquer estudante que tenha feito a prova entre 2009 e 2018 e conseguido uma pontuação acima de 450, pode participar do processo seletivo.

Conseguir bolsa de estudos pelo Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, concede bolsas de estudo integrais ou O parciais para estudantes de baixa renda. Para participar é preciso ter feito o Enem mais recente, alcançado pelo menos 450 pontos e nota acima de zero na redação. O ProUni acontece duas vezes por ano, geralmente em janeiro e junho.

Conseguir um financiamento estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é outro programa do Governo Federal. Para participar é preciso apresentar um desempenho mínimo de 450 pontos e nota acima de zero na redação em qualquer edição do Enem a partir de 2010. É obrigatório também cumprir o requisito de renda familiar. O FIES abre inscrições duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Nota do ENEM antecipa sonho de entrar na faculdade

O estudante Matheus Henrique da Silva Moreno, de 18 anos, é um bom exemplo de como aproveitar a nota do Enem. Ele fez o exame em 2018, quando ainda estava terminando o terceiro ano do Ensino Médio, e conquistou 620 pontos. Com essa nota, além de ingressar na UniSociesc sem precisar fazer a prova do vestibular, ele ainda garantiu uma bolsa de estudos para todo o curso.

Matheus, que foi aprovado em Publicidade e Propaganda, na unidade da UniSociesc em Curitiba, conta que é fundamental se dedicar para ir bem na prova: “No Enem acho que o mais importante é ser persistente, dar o seu máximo, ter isso como objetivo e correr atrás”.

Os planos de Matheus eram continuar estudando e se preparando durante 2019, para começar a faculdade somente em 2020. Mas, com essa oportunidade, o estudante pode antecipar o início da sua jornada acadêmica. “Eu não esperava entrar esse ano ainda, mas com a bolsa por conta da nota Enem, eu pude começar o curso na área de comunicação, que sempre sonhei. Sem a bolsa de estudos, eu teria que me planejar por mais tempo”, comemora o estudante.