Será que você é de humanas? Venha ter certeza

Você ama ler? É curioso? Adora refletir sobre o mundo? Gosta de história, arte e tem aquele jeito especial de lidar com pessoas? Parabéns! Você é do time de Humanas e certamente vai fazer a maior diferença nesse mercado.

Se você ainda não conseguiu escolher dentre as várias opções dessa área, continue aqui com a gente. Vamos apresentar alguns fatos marcantes sobre os cursos e o mercado de trabalho que espera por você.

Na área de humanas a gente mexe com humanos?

É mais ou menos isso. O foco das Ciências Humanas é o estudo social. É utilizado o termo “humanas” porque a área estuda o humano como indivíduo e como sociedade, incluindo também os aspectos históricos, culturais, econômicos e políticos.

Ouvi falar que as Ciências Humanas só formam professores? É verdade?

Se você sonha em ser um professor, ótimo! A área de humanas vai oferecer várias opções para você trilhar esse lindo caminho. Mas existem outras profissões para quem deseja ir além das salas de aula.

A diferença vai começar no formato do curso: você vai poder escolher entre Licenciatura e Bacharelado. No primeiro, o aluno tem contato com disciplinas comuns do curso e da área da educação, transformando-se em um professor. O segundo não tem o foco no ensino, no entanto oferece um estudo mais aprofundado das matérias, métodos de pesquisas, e habilidades específicas que não são oferecidas na licenciatura.

O mercado de atuação também é bem amplo. Além de lecionar, o profissional formado em alguns dos cursos da área de humanas pode atuar em órgãos públicos, centros de pesquisas, universidades e empresas.

Quer um exemplo? Um profissional de geografia pode ajudar no planejamento de cidades e especializando-se em mapas pode até contribuir para a infraestrutura do trânsito das cidades.

E não é só isso. Tem muito mais!

A área de humanas tem um caráter múltiplo, ou seja, ao mesmo tempo que reúne características teóricas como é o caso dos cursos de Linguística, Gramática e Filosofia, ela também oferece opções práticas como o Jornalismo, Direito, Administração e Psicologia, e até mesmo subjetivas, como acontece nos cursos que envolvem artes.

Legal, né? São muitas as opções para quem deseja se formar nas Ciências Humanas. Os principais cursos oferecidos nessa área são: Direito, Administração, Marketing, Jornalismo, Sociologia, Psicologia, Secretariado, Antropologia, Arqueologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Economia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas, Turismo, Filosofia, Ciência Política e Cinema.

Bora ter certeza de que é de Humanas?

Responda as perguntas a seguir com “sim” ou “não”.

– Você gosta mais de história do que Matemática?
– É muito criativo e ama assuntos relacionados a arte?
– Se dá bem quando o assunto é comunicação?
– Tem um queda pelo mundo dos negócios?
– Tem mais afinidade com os livros do que com a calculadora?

Se você respondeu “sim” para a maioria, temos uma notícia para você. Sua praia é mesmo as ciências humanas e existe 100% de chances de você ser um grande sucesso nessa área.

Vamos escolher o curso que mais combina com o seu perfil? Acesse e confira os cursos que a UniSociesc oferece.