Tecnólogo ou Bacharelado: qual a melhor opção? Tecnólogo ou Bacharelado: qual a melhor opção?

Tecnólogo ou Bacharelado: qual a melhor opção?

Dúvida é o que não falta quando o assunto é futuro profissional, não é mesmo? Como se não bastasse a indecisão sobre a escolha da área de atuação, outra questão que aparece com muita frequência é relacionada aos formatos dos cursos e as vantagens e desvantagens que a formação em bacharel e tecnólogo podem trazer para a carreira.

Hoje vamos falar sobre essas variações. Separamos para você as principais características dos cursos de tecnólogo e bacharelado. Até o final desse post se você ainda não tiver se decidido sobre o melhor para os seus objetivos profissionais uma coisa é certa: você estará bem mais esclarecido. Vamos lá?

Para começar: o que eles têm em comum?

Bom! As duas opções têm semelhanças que são extremamente fundamentais para a sua carreira. Ambos são cursos de nível superior, são oferecidos por instituições públicas e privadas, podem ser cursados presencialmente ou à distância (EAD), necessitam da conclusão do ensino médio para realização e o mais importante: confere o tão sonhado diploma de grau superior.

Vamos agora às diferenças.

Duração e grade curricular estão entre as principais mudanças

O tempo investido na realização do curso é um dos fatores que levam os alunos a escolherem uma das opções. Nos tecnólogos você dedica cerca de 2 a 3 anos (4 a 6 semestres) até a sua conclusão. Já para receber o diploma de bacharel é necessário se dedicar, pelo menos, durante 4 anos (8 semestres), podendo chegar a 6 (12 semestres) em alguns cursos.

Outro ponto importante é a grade curricular de cada um dos formatos. Se você procura por um currículo mais amplo, com disciplinas teóricas e práticas, o melhor caminho é optar pelos cursos bacharelados. Mas se o seu negócio é focar em necessidades específicas do mercado de trabalho, com mais prática do que teoria, o seu perfil se encaixa nos tecnólogos.

A diferença entre a classificação por “áreas” também é algo que chama a atenção. Os curso do bacharelado são organizados em áreas clássicas como Ciências Biológicas, Médicas, Física e Comunicação Social. Além disso, existe a possibilidade de especialização, possibilitando ao aluno a oportunidade de habilitação em campos específicos. No curso de Comunicação Social, por exemplo, o universitário pode escolher habilitar-se em Jornalismo ou Publicidade.

Já os tecnólogos são mais objetivos. Eles são classificados pelo tipo de trabalho que você deseja exercer como, por exemplo, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia, e Recurso Naturais. Vamos voltar ao exemplo da Comunicação Social para ficar mais claro.

Você encontra vários cursos técnicos nessa área como Fotografia, Comunicação Institucional e Criação Publicitária, que já são especialidades da área.

Mas afinal, quando devo escolher um dois dois?

Aí vai depender das suas necessidades e possibilidades. Se você já sabe em qual área deseja atuar, mas ainda não definiu uma especialização e tem um tempo grande para se dedicar aos estudos, os cursos de bacharelado são uma boa pedida. Durante os 4 anos de estudo, você vai adquirir conhecimento e experiência de mercado para, enfim, decidir o que realmente quer fazer da vida.

Agora, se você já escolheu a área específica em que deseja atuar e quer entrar no mercado de forma mais rápida e com uma boa formação de nível superior, opte por um curso tecnólogo. Eles são bastante valorizados no mercado e garantem boa empregabilidade. Também são muito procurados por profissionais que já atuam na área, mas precisam se especializar.

O quê?  Ainda não se decidiu? Aí vai mais uma dica valiosa para você. A UniSociesc oferece várias opções de cursos de bacharelado e tecnólogo. Dê uma olhadinha lá e confira as características de cada um. Temos certeza que você vai encontrar um que é a sua cara. Acesse.