Unisociesc oferece 100 laboratórios e infraestrutura completa em 7 cidades do Sul do Brasil

  • VIDA ACADÊMICA

Clínicas na área da saúde – que permitem que os alunos desenvolvam atividades práticas e atendam a comunidade – são alguns dos destaques da instituição 

Mais de 60 anos de história tornaram a Unisociesc uma das maiores instituições de ensino do Sul do país. Em diversos níveis de ensino, da educação básica até o ensino superior, a instituição atende mais 15 mil alunos. 

No ensino superior, a Unisociesc tem nove unidades em sete cidades. São elas: Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul. 

Cada unidade possui suas especificidades, mas em comum elas têm a tecnologia e a infraestrutura como aliadas do projeto pedagógico, o que torna a Unisociesc referência em educação na Região Sul do Brasil. 

São mais de 100 laboratórios com equipamentos de ponta para o desenvolvimento das carreiras, salas que possibilitam o desenvolvimento de metodologias ativas, áreas verdes, espaços maker e de inovação, bibliotecas física e virtual. Tudo isso dentro de unidades construídas de forma sustentável com projetos que garantem acessibilidade e momentos de bem estar. 

A infraestrutura da Unisociesc está voltada para que o aluno possa desenvolver as trilhas de aprendizagem de seu projeto de vida. Além de garantir a prática para o exercício da profissão, ela também beneficia a comunidade em projetos de extensão e atendimento ao público. 

A unidade Balneário Camboriú, localizada em uma das principais cidades turísticas brasileiras, possui laboratórios de Gastronomia, Microbiologia e Microscopia, Anatomia Humana e Química estruturado com o que há de mais moderno em equipamentos e instrumentos no mercado.

Já em Blumenau, a unidade conta com mais de 20 laboratórios, além de salas de metodologias ativas, auditório para eventos científicos e culturais, espaço para apresentações artísticas e aulas dinâmicas. Recentemente, a universidade inaugurou a Clínica de Odontologia com infraestrutura completa e de ponta para a prática profissional, além de farmácia e raio-X integrados.

Duas unidades em Florianópolis

Em Florianópolis, a UniSociesc possui o portfólio mais completo de cursos de saúde entre as instituições privadas. Há modernos laboratórios com os melhores equipamentos do mercado, biblioteca com espaços de estudo dentro de um campus amplo com muitas áreas verdes. 

Um dos destaques em Florianópolis é a clínica de Medicina Veterinária, que oferece infraestrutura para pequenas cirurgias de animais e atende toda a comunidade, por meio de uma parceria que a UniSociesc Florianópolis firmou com a área de zoonose da Prefeitura e com a DIBEA (Diretoria do Bem-Estar Animal), órgão responsável pela execução das políticas públicas de proteção, defesa, saúde, bem-estar e controle populacional dos animais domésticos da cidade. 

Para expandir a atuação na capital catarinense e aumentar o portfólio de cursos, a UniSociesc abriu o campus Continente, no bairro Capoeiras. A localização é estratégica, pois a unidade está na divisa da região continental de Florianópolis com São José, na principal via de ligação entre os dois municípios.

A estrutura possui mais de 7 mil metros quadrados e abriga os cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia e as graduações com a metodologia 4.0. O projeto arquitetônico segue a linha das demais unidades: é imponente, sustentável e acessível. 

Unidades em Itajaí e Jaraguá do Sul 

Em Itajaí, cidade turística situada no litoral norte de Santa Catarina, a Unisociesc é pioneira na região na oferta de Medicina Veterinária. Para este e os demais cursos, o prédio, que possui mais de 4 mil metros quadrados, conta com laboratórios de Anatomia Veterinária, Anatomia Humana, Microbiologia, Microscopia, Química, Cinesiologia, Enfermagem, além dos laboratórios de Arquitetura e Informática.

Em Jaraguá do Sul, os alunos da Unisociesc desfrutam de biblioteca física e digital com amplo acervo, áreas de convivência, espaço coworking, makerspace e sala de metodologias ativas voltadas à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo. Destacam-se ainda os laboratórios de Enfermagem, Análises Clínicas e Técnicas Dietéticas.

Recentemente, a unidade inaugurou três novos espaços: Clínica de Odontologia, Clínica de Fisioterapia e Clínica de Psicologia. Um termo de cooperação assinado entre a unidade e a CeCBra Internacional, empresa que produz equipamentos na área de fisioterapia e estética, realizou a cessão não onerosa de 21 equipamentos, num valor estimado em 200 mil reais, para as clínicas. Eles são aproveitados pelos estudantes em projetos de pesquisa e extensão e para atendimentos à comunidade local.

Campus Anita Garibaldi tem laboratórios, clínicas e teatro

No campus Anita Garibaldi, em Joinville, a Unisociesc disponibiliza laboratórios de tecnologia em parceria com a Microsoft; laboratório iMac; incubadora de projetos e novos negócios; estúdio de TV, rádio e fotografia; laboratório de gastronomia e de bebidas, além de salas de metodologias ativas.

Há ainda amplo espaço coworking, espaços de convivência, e uma arena multiuso, com arquibancada e quedas d’água na área externa, usada para apresentações musicais, aulas inaugurais, ou até mesmo estudo ou bate-papo. No terceiro andar há o Teatro UniSociesc com capacidade para 380 pessoas. 

Cinco novos espaços voltados para a área de saúde foram integrados ao campus recentemente: as Clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Estética.

Uma das unidades em Joinville é complexo cultural 

No início deste ano, a UniSociesc transformou o campus Boa Vista num Complexo Cultural, Esportivo e de Inovação para alunos, professores, empresários e toda a comunidade. O UniSociesc Campus Park, como foi chamado, é uma nova forma de explorar espaços universitários, oferecendo mais opções de cultura e lazer. 

O local contempla, além do ensino, espaços voltados para cultura, esporte e inovação. Contará, ainda, com teatro, museu, ginásio que passará a ser a casa oficial das equipes de basquete da cidade (Blackstar e Basquete Joinville), além de espaço coworking que funcionará como aceleradora de startups. 

Unidades São Bento Sul disponibiliza moderna clínica de fisioterapia

Em São Bento do Sul, um dos destaques é a Clínica de Fisioterapia. O local possui equipamentos modernos, como ultrassom e aparelhos de eletroestimulação, que auxiliam em tratamentos de dores e inflamações, e aparelhos para avaliação postural, como o podoscópio computadorizado. Uma parceria com a secretaria de saúde local permite o desenvolvimento de projetos com a APAE.