Comunicado – Cursos da área da Saúde

Novas medidas governamentais para contenção do COVID-19 têm sido definidas e divulgadas diariamente pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, e consequentemente, as novas portarias e medidas provisórias vem interferindo no cenário do ensino superior brasileiro.

Para os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia a medida provisória 394 de 1º de abril de 2020 estabelece, em caráter excepcional, que as IES ficam dispensadas da obrigatoriedade de observância do mínimo de dias de efetivo trabalho acadêmico e poderão abreviar a duração dos cursos referidos.

A Portaria nº 383, de 9 de abril de 2020, que revoga a Portaria nº 374, de 3 de abril de 2020, traz os requisitos para a antecipação da colação de grau. Os alunos do último período dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia poderão optar pela antecipação da colação de grau desde que tenham cumprido (conforme regulamentação da Portaria): (1) 75% ou mais da carga horária obrigatória dos estágios curriculares supervisionados e (2) aprovação integral nos demais componentes previstos na matriz curricular, incluindo disciplinas, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso.

Procedimentos para solicitação da colação de grau antecipada:

  • Abrir solicitação via protocolo de “Colação de grau antecipada – Saúde”, que estará disponível no Ulife entre 04/05/2020 e 08/05/2020;
  • Os alunos que tiverem o protocolo deferido serão convocados pela IES para receberem mais detalhes sobre as condições de Colação de Grau.
  • Após a colação de grau, os alunos receberão Declaração de Conclusão de curso e Histórico Escolar.

Fique atento! Se esta solicitação for aberta para outras finalidades, ela será indeferida/cancelada.

Acompanhe a solicitação em Ulife > Menu > Serviços > Solicitações On-line > Solicitações Realizadas.