• Conhecer a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.
  • Entender as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais.
  • Saber como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos.
  • Aprender na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços.
  • Aprender a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.

Público Alvo

Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, transportes, distribuição.

 

 

 

 

Mais informações:
e-mail: cursosjoinville@unisociesc.com.br
Telefone: (47) 3461-0585

Contrato Capacitação

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Programa:

1. IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA:
  • Área de compras e as demais áreas;
  • Áreas de conflito com compras;
  • Fornecedor e cliente interno;
  • Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain;
  • Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa;
  • Profissional de Compras – Competências e Formação;
2. TIPOS DE COMPRAS:
  • Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços;
  • Impactos na cadeia produtiva;
3. COMPRAS DE SERVIÇOS:
  • Definição de serviços;
  • Características das compras de serviços;
  • Avaliação e validação da solicitação;
  • Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços;
  • Compras pontuais e compras seriadas;
  • Cláusulas de coberturas das solicitações;
  • Informações essenciais – informações técnicas dos serviços;
  • Montagem de licitação de compras de serviços – Lei 8666;
  • Cadastros necessários;
  • Controles fundamentais;
  • Contratos de prestação de serviços;
4. COMPRAS PELA INTERNET:
  • Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras
  • Conceito e-procurement;
  • Conceito Strategic sourcing;
  • Leilão de compras;
  • Leilão reverso;
  • Vantagens e desvantagens;
5. DOCUMENTOS DE COMPRAS:
  • Requisição de compras
  • Cotações – Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados);
  • Notas Fiscais;
  • Planilhas de custos ;
  • Controles;
  • Certificados;
  • Desenhos Técnicos;
  • Especificações técnicas;
6. PLANEJAMENTO E COMPRAS:
  • Importância da área de planejamento na gestão de compras;
  • Forecast de compras;
  • Follow up de compras;
  • Principais impactos fiscais e financeiros nas compras;
7. PROPOSTAS – COTAÇÕES:
  • Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens);
  • Prazos de pagamento;
  • Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor;
  • Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras);
8. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR:
  • Requisitos fundamentais;
  • Gerenciamento do processo;
  • Auditoria técnica nos fornecedores;
  • Avaliação do fornecedor;
  • Premiação do fornecedor
9. OBJETIVOS E ÍNDICES DE PERFORMANCE:
  • Montagem de objetivos;
  • Índices de Performance aplicados à serviços contratados;
10. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO:
  • Definição de Negociação;
  • Capacidade Gerencial;
  • Habilidades do Negociador;
  • Planejamento da Negociação: metas e objetivos propostos, o segredo da gordura;
  • Os seis princípios para estabelecer uma meta de negociação;
  • Os participantes do Processo de Negociação: tipos, estilos e papéis dos negociadores;
  • A técnica do minimax;
  • Timing da Negociação: a escolha do melhor momento e local;
  • Tempo, Informação e Poder: Como obter este segredo para o sucesso da Negociação;
  • Técnicas de Negociação pelo telefone;
  • Os resultados do ganha-ganha;
  • As fases do Processo de Negociação: aquecimento e desenvolvimento;
  • Bloqueios X Argumentações;
  • Perfil dos negociados: limites e parâmetros de atuação: (quando e onde ceder);
  • Variáveis do Processo: personificação, postura, influência e tempo;
  • Construção de uma ponte no relacionamento: relação de confiança;
  • A comunicação formal e informal do processo: expressões, técnicas e sinais;
  • A Linguagem Corporal: Comunicação não-verbal;
  • Discussão de casos práticos e dinâmicas de grupos;
  • Exercícios práticos em sala de aula
Detalhes sobre o curso nesta unidade:

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