Estude na UniSociesc e explore o melhor que existe em você

O nutricionista investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar sua saúde. Ele planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição. Define cardápios, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais dos clientes. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla as matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos, atentando para a higiene nos processos de estocagem e cocção e para o estado de conservação dos ingredientes.

Acesse a matriz curricular do Curso
Matriz Curricular
  • Duração:
  • Titulação:
  • Turno(s):
Laboratórios completos
Participação dos alunos em projetos e campanhas da saúde

Destaques

  • Formação sólida para o profissional atuar em todas as áreas onde a alimentação e nutrição são fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais
  • Completa infraestrutura de laboratórios para aulas práticas
  • Participação dos alunos em eventos, projetos e campanhas de saúde

Atuação

  • Administração: supervisionar e gerenciar a produção de alimentos em indústrias alimentícias, cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas, creches, escolas, asilos, spas, hotéis, empresas de serviço de bufês e congelados.
  • Catering: elaborar cardápios para empresas diversas, como companhias aéreas e produtoras de cinema e TV ou de espetáculos teatrais.
  • Controle nutricional: criar cardápios balanceados para todos os tipos de cliente.
  • Desenvolvimento de produto: pesquisar e desenvolver produtos para a indústria alimentícia, fazendo testes culinários e degustação dos pratos. Prestar consultoria a empresas do setor de alimentos.
  • Gastronomia: controlar a qualidade da cozinha e as condições de higiene de restaurantes. Elaborar cardápios.
  • Marketing: coordenar pesquisas de produtos, testes de receitas e serviços de atendimento ao consumidor, tanto em indústrias alimentícias quanto em cozinhas experimentais.
  • Nutrição clínica: prescrever dietas a pacientes em hospitais, clínicas, ambulatórios ou consultório e adaptar a alimentação aos tratamentos clínicos. Formular dietas especiais e promover a reeducação alimentar.
  • Nutrição esportiva: elaborar e coordenar o acompanhamento alimentar de atletas e praticantes de atividade física, criando dietas adequadas.
  • Saúde coletiva: realizar e coordenar atividades de alimentação e nutrição para programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária.
  • Docência e pesquisa: atuar em atividades de ensino, extensão e pesquisa relacionadas à alimentação e à nutrição.

Mercado de trabalho:

Os maiores empregadores do nutricionista estão no segmento da alimentação coletiva, como restaurantes e empresas. Cresce a atuação em clínicas multidisciplinares no atendimento não só a pacientes que buscam perder peso, como aqueles com restrições ou alergia alimentar. Uma área promissora é de parcerias com agricultores orgânicos para realização de oficinas de plantio e culinária livre de agrotóxicos.

Internacionalização

Visitas Técnicas

para diversos lugares do mundo, onde você poderá aprimorar cada vez mais seu conhecimento.

Cursos Intensivos

de idiomas e outras áreas em países diferentes.

Bolsas de Estudo

e tantas outras oportunidades para você se desenvolver cada vez mais.

Confira a experiência de nossos alunos

Isabela Delitsch
2º período

Escolhi essa área porque acredito que uma boa alimentação pode impactar nossa vida de uma maneira incrível, em todos os sentidos. O curso vem nos oferecendo uma ótima estrutura e corpo do-cente, tem sido uma jornada muito satisfatória. Os pro-fessores são muito bem preparados e experientes, com laboratórios modernos e muito bem equipados. Minhas expectativas aumentam a cada dia e sigo com a certeza que agregará muito em minha formação. Sem dúvidas, escolhi o curso certo na instituição certa!

Detalhes sobre o curso nesta unidade:
Turno:
Mensalidade

Período:
Titulação:


Coordenação:


Reconhecido pelo MEC

Alguma dúvida?

Mande seu email e telefone para falarmos com você!