Enfermagem da UniSociesc Blumenau desenvolve projeto para levar mais saúde à comunidade

Discentes, sob supervisão de professores, criaram a LABEN – Liga Acadêmica Blumenauense de Enfermagem, que será inaugurada nesta quinta-feira, 09/09

A escola de Enfermagem da UniSociesc Blumenau é exemplo de como aliar teoria e prática para uma formação mais consistente, capaz de inserir o aluno no centro do processo de aprendizagem. O curso promove nesta quinta-feira (09/09), a partir das 19h, um evento online de lançamento da LABEN – Liga Acadêmica Blumenauense de Enfermagem, totalmente idealizada e estruturada pelo corpo discente da instituição de diferentes períodos letivos.

A atividade contará com a participação de Daniel Matias Ghizoni, enfermeiro fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (COREN), e Helen Bruggemann, diretora de educação da Associação Brasileira de Enfermagem. Eles vão abordar o tema “Sistematização da Assistência em Enfermagem: da teoria à prática”.

A LABEN objetiva desenvolver projetos extracurriculares voltados ao ensino, pesquisa e extensão, tanto no centro universitário quanto nas comunidades do município. A estrutura da Liga se distingue de projetos da mesma natureza de outras instituições de ensino superior, porque é dirigida pelo corpo discente, sob coordenação de alguns professores da UniSociesc. Os alunos serão responsáveis pela realização de atividades voluntárias assistenciais a serem aplicadas na cidade.

A Liga contempla quatro áreas de concentração: Saúde do Adulto e do Idoso (ACAI); Saúde da Criança e do Adolescente (ACCA); Saúde da Mulher e do Neonato (ACMN); Atenção ao Paciente em Estado Crítico (ACEC).

“Nossa expectativa é realizar aproximadamente dois eventos por mês, entre grupos de estudos, ações de prestação de serviço à comunidade, sempre levando educação e saúde às pessoas. Além de todo o aprendizado, os alunos participantes do projeto recebem certificados e têm um diferencial em suas trajetórias acadêmicas e profissionais”, observa Adrielli Tenfen Voltolini, coordenadora da área da Saúde da UniSociesc.

Segundo Chaulin Martins, acadêmico do sétimo período de Enfermagem e presidente da LABEN, o projeto aproxima estudantes da comunidade, contribuindo significativamente para a formação de futuros enfermeiros.

“Sentimos a necessidade de ter uma liga acadêmica, porque esse tipo de iniciativa é fundamental para incentivar nos alunos alguns processos, como coordenação de eventos, contatos com a comunidade, a prática de pesquisa, ensino e extensão. Tudo isso relacionando estudos teóricos e práticos e promovendo atualização científica”.

A LABEN está sediada no Laboratório de Práticas de Enfermagem, da UniSociesc Blumenau, e conta com quatro departamentos: administrativo e jurídico, comunicação e marketing, financeiro e ensino, pesquisa e extensão. Para mais informações, siga o perfil no instagram da Liga @labenunisociesc.

Serviço

O quê: Lançamento da LABEN – Liga Acadêmica Blumenauense de Enfermagem

Quando: 09/09 (quinta-feira), às 19h

Onde: Neste link

Quanto: Gratuito

Inscrições: Até as 16h de quinta-feira (09/09), neste link