Brasil terá 73 mil novos casos de câncer de mama em 2023
 

Matéria

Brasil terá 73 mil novos casos de câncer de mama em 2023

11 / Outubro / 2023

Para ajudar na prevenção, estudantes do técnico em Enfermagem da ETT fazem palestras e reforçam a importância do diagnóstico precoce

 

O Brasil terá um aumento significativo no número de casos câncer de mama no triênio 2023-2025. A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Só em 2023 devem ser confirmados 73.610 novos casos, o equivalente a 66,54 para cada 100 mil mulheres. No triênio 2020-2022, esse número de era de 61,61.

Entre os fatores de risco para o câncer de mama estão a gestação tardia (após os 30 anos), a não amamentação, estilo de vida, obesidade, alimentação industrializada, sedentarismo, histórico familiar de câncer de mama entre outros.

Para chamar a atenção sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, o curso técnico em Enfermagem da Escola Técnica Tupy (ETT) – instituição que integra o ecossistema UniSociesc – aderiu ao Outubro Rosa. Durante este mês, estudantes e professores realizam ações no Campus UniSociesc Anita Garibaldi e em escolas públicas estaduais. São palestras, demonstrações de como fazer corretamente o autoexame e distribuição de panfletos informativos.

O enfermeiro e professor do curso técnico em Enfermagem, Lucas Zandonadi de Souza, diz que as atividades são realizadas pelos estudantes com apoio do professor de estágio. “As iniciativas são desenvolvidas com enfoque no que os alunos acreditam ser os pontos mais importantes em campanhas como o Outubro Rosa”, explica.

Segundo ele, nas escolas visitadas pelos estudantes, o objetivo é trabalhar a educação em saúde voltada para o público jovem. “No caso do câncer de mama, a melhor forma de combatê-lo é com informação. Diagnósticos precoces reduzem em muito a taxa de mortalidade e o autoexame é fundamental para isso. Os estudantes também abordam os cuidados com a saúde mental, essencial para quem está em tratamento contra o câncer”, ensina.

 

Homens também podem ter a doença

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres, sendo a principal causa de mortalidade quando se trata de neoplasia. A doença ocorre quase exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama.

Entre as mulheres, a maior incidência está nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com 70% dos casos. Os principais sinais são nódulos na mama, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo, perda de líquido em um dos mamilos ou, ainda, pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas. A qualquer desses sinais é importante procurar um médico.

Segundo a professora do curso técnico em Enfermagem da ETT, Layara Ribeiro, a prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco. “É importante que todas nós tenhamos uma vida mais saudável, com atividade física e boa alimentação. Amamentar também é um fator protetor, assim como fazer consultas periódicas e a mamografia após os 40 anos de idade.

A principal dica, ensina Layara, é “realizar o autoexame com frequência e, assim, conhecer o próprio corpo para saber o que é ou não é normal em suas mamas”. Na maioria das vezes, o câncer de mama é descoberto pelas próprias mulheres. “Há muita esperança depois de um diagnóstico e temos visto bons resultados nos tratamentos, melhorando a qualidade de vida destas pacientes”, afirma a professora.

 

Dicas de prevenção

1. Faça o autoexame regularmente.

2. Mantenha hábitos saudáveis, atividades físicas e alimentação equilibrada. Isso ajuda a reduzir em 17% os casos de câncer de mama.

3. Se há casos de câncer de mama na família, faça acompanhamento médico e exames periódicos: 67% das pacientes com câncer de mama já tinham alguém da família com a doença.

4. Realize mamografia regularmente após os 40 anos. Mais de 50% das mulheres subestimam a importância deste exame.

5. Não fume e reduza o consumo de bebidas alcoólicas.

6. Se estiver na menopausa, faça a reposição hormonal com acompanhamento de um especialista.

7. É recomendado, ainda, que as mulheres amamentem pelo máximo de tempo que puderem.

 

SOBRE A ETT

Fundada em 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.

Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas educacionais do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.

Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.

Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.

 

Assessoria de imprensa ETT

Graziela Lindner

(47) 99176-0080