Como reduzir o consumo de energia elétrica e aliviar o bolso em 2024
 

Matéria

Como reduzir o consumo de energia elétrica e aliviar o bolso em 2024

15 / Fevereiro / 2024

Professor do curso técnico em Eletrotécnica da ETT reforça a importância da conscientização e ensina como atitudes simples evitam o gasto energético exagerado

Clima tropical. Umidade elevada do ar. Ondas de calor. Sensação térmica capaz de acabar com a disposição para qualquer atividade. O verão em Joinville não é para amadores, mas amenizar a sensação de calor com o ar-condicionado ligado o dia todo ou tomar muitos banhos por dia traz outra dor de cabeça: o aumento no consumo de energia elétrica e o peso da conta de luz no bolso.

Professor do curso de Eletrotécnica da Escola Técnica Tupy – instituição do ecossistema UniSociesc -, Ricardo Jacobi diz que as temperaturas elevadas provocam aumento no consumo de energia elétrica, especialmente por causa do uso intensivo de aparelhos de ar-condicionado e chuveiro. Mas o verão não é o único vilão. É preciso ser eficiente do ponto de vista energético durante todo o ano.

De acordo com o engenheiro de Controle e Automação, a dica é adotar medidas permanentes para economizar energia, seja qual for a estação do ano. “A economia é importante não apenas para reduzir os custos, mas também para minimizar o impacto ambiental”, diz ele, reforçando a importância da conscientização.

Em novembro de 2023, quando ondas de calor extremas anunciavam o que seria o verão, o consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 15,5% – o maior avanço da série histórica iniciada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em 2014. Se considerada a média anual, outro recorde: em 2023 o Brasil registrou o maior consumo de energia elétrica dos últimos anos.

Recentemente, outra onda de calor tornou as temperaturas insuportáveis em Santa Catarina. Para aliviar o bolso e a consciência ambiental sem passar calor, o professor da ETT Ricardo Jacobi dá algumas dicas:

Ar-condicionado

  • Certifique-se de limpar ou trocar os filtros do ar-condicionado regularmente. Filtros sujos reduzem a eficiência do aparelho, aumentando o consumo de energia.
  • Evite deixar a temperatura do ar-condicionado muito baixa. Manter uma temperatura moderada reduz o consumo de energia.
  • Prefira equipamentos de ar-condicionado com a tecnologia “inverter”, pois são mais eficientes e ajudam na economia.
  • Combine o uso de ventiladores com o ar-condicionado. Os ventiladores fazem o ar frio circular de forma mais eficiente, permitindo que você ajuste o termostato para uma temperatura mais alta.

Chuveiro

  • Reduza o tempo de banho para economizar água e energia. Um banho mais rápido significa menos tempo de uso da resistência elétrica do chuveiro e redução do consumo energético.
  • Se o chuveiro tem ajuste de temperatura, use-o de forma consciente. Evite configurar a temperatura muito alta, o que elevará o consumo de energia.
  • Considere instalar um sistema de aquecimento solar para água. No verão, a energia solar pode fornecer água quente sem a necessidade de consumo de energia elétrica.

Iluminação

  • Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED. Elas consomem menos energia e geram menos calor, o que é benéfico durante o verão.
  • Mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a luz natural. Isso reduzirá a necessidade de iluminação artificial.
  • Quando ninguém estiver presente no ambiente, desligue as luzes e o aparelho de ar-condicionado.

Eletrodomésticos

  • Use eletrodomésticos que geram calor, como o ferro de passar roupa e o forno, durante as horas mais frescas do dia para reduzir a carga do ar-condicionado.
  • Desligue completamente os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso. Mesmo em standby, eles consomem energia desnecessária.

Dicas simples e consciência tranquila

De acordo com o professor do curso de Eletrotécnica da ETT, Ricardo Jacobi, essas dicas são simples, mas ajudam significativamente na redução do consumo de energia elétrica durante o verão. “Além de economizar dinheiro em contas de luz, essas medidas levam à preservação do meio ambiente porque reduzem a demanda sobre os recursos energéticos.”

A estratégia, finaliza o especialista, é lembrar que pequenas mudanças de hábitos podem fazer grande diferença quando se trata de conservação de energia.

SOBRE A ETT

Fundada em 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.

Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas educacionais do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.

Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.

Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.