Mutirão de coleta de preventivos será realizado em 29 de outubro e irá beneficiar cerca de 300 mulheres em Corupá
 

Matéria

Mutirão de coleta de preventivos será realizado em 29 de outubro e irá beneficiar cerca de 300 mulheres em Corupá

24 / Outubro / 2022

Parceria da UniSociesc de Jaraguá do Sul e curso de Medicina da UniSul irá disponibilizar ônibus consultório para apoiar atendimentos da Secretaria de Saúde do município. Ação ajudará a diminuir demanda reprimida na pandemia e fortalecer a prevenção do câncer de colo de útero

Uma parceria entre a UniSociesc de Jaraguá do Sul com o curso de Medicina da UniSul e a Secretaria de Saúde de Corupá vai beneficiar cerca de 300 mulheres com exames para prevenir o câncer de colo de útero. O mutirão de coleta de preventivos ocorre no dia 29 de outubro, entre 9 e 16 horas, e o agendamento já está sendo realizado pelo município. A ação faz parte da Campanha “Amor Próprio Corupá”, realizada durante o Outubro Rosa, com ênfase nos cuidados da saúde da mulher.

Diante da baixa procura pelo exame preventivo do câncer de colo de útero, aliada ao período de pandemia (em que houve limitações no atendimento de procedimentos eletivos), uma ação como esta terá papel fundamental no fortalecimento da prevenção e atendimento da demanda reprimida, explica o secretário de saúde de Corupá, Felipe Rafaeli Rodrigues. O público-alvo são mulheres de qualquer idade (após o início da vida sexual) e o mutirão ajudará o município a atingir a meta de exames que precisam ser realizados no último quadrimestre do ano, com foco na prevenção deste tipo de câncer.

Ao todo, 50 estudantes (40 do curso de Medicina da UniSul e dez de Enfermagem e Biomedicina da UniSociesc) e um grupo de professores vão atuar no mutirão junto com os profissionais de saúde de Corupá. Além dos atendimentos realizados nas unidades de saúde do município, o curso de Medicina da UniSul irá disponibilizar um ônibus com três consultórios. “Agradecemos muito à UniSociesc por abraçar nossa cidade e ajudar a construir este projeto tão importante junto com a UniSul”, ressalta Rodrigues.

“Ações como esta reforçam o propósito de uma instituição de ensino e garantem a formação de profissionais com vivências reais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades. Colaboram para a formação de cidadãos comprometidos e verdadeiros agentes de transformação”, destaca Flávio Sartori, vice-reitor da UniSociesc. A UniSociesc e a UniSul fazem parte do Ecossistema Ânima, que tem como missão transformar o País por meio da educação.

O coordenador do curso de Medicina da UniSul, Rodrigo Dias Nunes, lembra que é a primeira vez que o grupo participa de uma ação em outra região do Estado, pois normalmente os projetos de assistência e educação em saúde acabam sendo realizados nos municípios próximos da localização do curso e isso foi possível graças à parceria com a UniSociesc.

Nunes lembra ainda que o câncer de colo de útero é um dos poucos que pode ser prevenido com a realização de exames anuais, portanto, participar deste tipo de ação, que ajuda a melhorar a saúde da população, é um papel fundamental da universidade. “Temos uma incidência alta deste tipo de câncer no Brasil por causa da falta de prevenção. Com ações como esta, podemos ajudar a reduzir estes índices”, lembra.

Segundo o secretário de saúde de Corupá, as equipes de saúde da família estão trabalhando nos agendamentos e na busca ativa de mulheres que precisam fazer o preventivo, envolvendo ainda as Agentes Comunitárias de Saúde. Mas, qualquer mulher interessada em fazer o exame pode buscar o agendamento na sua unidade de saúde de referência. “O município de Corupá está extremamente orgulhoso desta parceria, de poder compartilhar a infraestrutura de duas instituições tão renomadas para cuidar das pessoas”, diz Rodrigues.