Projeto de Extensão da UniSociesc leva mostra e oficinas de audiovisual para escolas de Joinville
 

Matéria

Projeto de Extensão da UniSociesc leva mostra e oficinas de audiovisual para escolas de Joinville

9 / Junho / 2022

O projeto Unicine, desenvolvido pelos cursos de Comunicação e Artes da UniSociesc Joinville, realizou a sua terceira edição entre os dias 6 e 8 de junho, na Escola Estadual de Ensino Médio Governador Celso Ramos.  Dessa vez, além da tradicional mostra com as produções audiovisuais dos alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual, o evento contou também com a apresentação de oficinas, ministradas pelos próprios participantes do projeto.

No primeiro dia de atividades, a mostra exibiu 11 produções, entre curtas-metragens ficcionais e não-ficcionais, em um total de três sessões: duas na parte da manhã e uma à tarde, atendendo mais de 380 alunos do primeiro ano do ensino médio da escola.

Já no segundo e terceiro dias, as turmas foram divididas em grupos menores, com cerca de 30 alunos cada, para acompanhar oficinas simultâneas que abordavam conhecimentos ligados ao audiovisual, como pré-produção, produção e pós-produção. Alguns equipamentos, como tripés e câmeras, também foram levados para as oficinas, para que os estudantes da escola tivessem uma vivência mais próxima com a técnica audiovisual. As oficinas também ocorreram com as turmas do período da manhã e da tarde.

A organização e apresentação da mostra e das oficinas foi realizada por alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, sob a supervisão da coordenadora dos cursos, Samantha Borges, e coordenação do professor Rafael Miguel Alonso Junior. “O projeto é uma forma de nossos alunos de Comunicação e Artes assumirem o protagonismo em seu processo de aprendizagem, à medida que se desafiam construindo e repassando conhecimento a outros estudantes. Além disso, assume-se o caráter verdadeiramente extensionista que é desenvolver atividades significativas para a comunidade, ampliando a parceria universidade-escola”, comenta Rafael, destacando a importância da atividade.

O projeto Unicine já realizou duas edições de mostra audiovisual em 2021, nas escolas de educação básica João Martins Veras e Profª Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos. O principal objetivo é divulgar as produções desenvolvidas pelos alunos de Comunicação e Artes e promover espaços de discussão sobre a área do audiovisual entre jovens de escolas públicas da cidade.