Semana ODS na Prática ocorre de 24 a 30/09, com co-organização da UniSociesc Blumenau
 

Matéria

Semana ODS na Prática ocorre de 24 a 30/09, com co-organização da UniSociesc Blumenau

21 / Setembro / 2023

A UniSociesc Blumenau é signatária do Movimento ODS SC e faz parte da comissão organizadora da Semana ODS na Prática de 2023.

A programação de atividades inicia dia 24/09, às 18h, em uma live de lançamento com tema “Logística Reversa e Consumo Consciente”, ministrada pelo o advogado e professor de Direito Ambiental, Ricardo M. Silva. Para participar, o público deverá fazer sua inscrição gratuita no Sympla.

Na live será proposto o desafio de que, durante uma semana, cidadãos e signatários separem seu material reciclável, para descobrir quanto lixo produziram no período.

Para fechar a programação, no sábado, dia 30, será realizado o Piquenique Consciente, das 10h às 16h, no Parque Ramiro Ruediger. Por meio de uma parceria com empresas de reciclagem local, a ação tem como objetivo disponibilizar no parque um ponto de coleta de vidros, plástico, papelão, alumínio, além de outros materiais devidamente limpos. Todo material arrecadado neste dia será adquirido pela empresa parceira. Haverá ainda contação de histórias para as crianças e orientação sobre reciclagem.

Ao longo da semana também serão realizadas ações especificas relacionadas aos signatários do movimento, como uma campanha educativa nas redes sociais. Todos os conteúdos foram produzidos pelos alunos do projeto de extensão Luppa Marketing Social, que envolve de maneira multidisciplinar estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing, Psicologia, Comércio Exterior, entre outros.

ODS na Prática

A Semana ODS na Prática é uma ação coordenada entre os signatários do Movimento e seus comitês locais. Uma das metas do ODS 12 é “até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”. Por isto, esse ano, a campanha “ODS na Prática” liderada pelo Comitê Blumenau abordará temas como Logística Reversa e Consumo Consciente.

Agenda:

Live de Lançamento – 24/09, 18h, com transmissão online

– Com o advogado Ricardo M. Silva

– Assuntos no evento: Wish-cycling: o que é e como evitá-lo? O que é Logística Reversa? Como viabilizar os descartáveis como um ativo econômico?

– Inscrição gratuita no https://www.sympla.com.br/evento-online/semana-ods-na-pratica—consumo-consciente-e-logistica-reversa/2171292

Experiência ODS na Prática – 25 a 29/09

– Separe e guarde o lixo reciclável que você consumiu essa semana

– Observe que os materiais sejam passíveis de reciclagem e estejam limpos

– Reflita sobre suas escolhas de consumo, quanto a produtos e embalagens

– Traga o que você acumulou para nosso Piquenique Consciente

– Vamos pesar e calcular quanto lixo gera renda

Piquenique Consciente – 30/09, das 10h às 16h, no parque Ramiro Ruediger

– Recebimento e pesagem dos descartes separados pelos signatários

– Piquenique com frutas

– Contação de histórias para as crianças

– Bate-papo sobre os ODS

– Informações sobre como se tornar signatário do Movimento