Técnicos ganham 32% a mais do que profissionais com ensino médio
 

Matéria

Técnicos ganham 32% a mais do que profissionais com ensino médio

11 / Dezembro / 2023

Interessados em um dos 12 cursos oferecidos pela Escola Técnica Tupy, em Joinville, já podem fazer a matrícula para 2024 no site da instituição

Profissionais com formação técnica ganham cerca de 32% a mais do que trabalhadores com ensino médio tradicional. Os dados revelados pela Fundação Getúlio Vargas justificam o aumento na procura por cursos técnicos.

As oportunidades de emprego e a alta demanda da indústria por mão de obra qualificada são outros atrativos para os interessados nas áreas de Automação Industrial, Eletrotécnica, Mecânica, Metalurgia, Metrologia, Plásticos e Química.

Em outras áreas, o potencial também é grande. A pandemia e, mais recentemente, a confirmação, pelo IBGE, de que o Brasil está envelhecendo abriram portas na Saúde. O setor oferece boas oportunidades para técnicos em Enfermagem e Farmácia. Administração, Informática e Edificações não ficam atrás.

Com cerca de 90% dos estudantes empregados antes da formatura, a Escola Técnica Tupy – instituição do ecossistema UniSociesc – oferece cursos em todas essas áreas. As matrículas para 2024 já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site da ETT (https://www.escolatupy.com.br/).

As aulas ocorrem no Campus Anita Garibaldi (rua Gothard Kaesemodel, 833), no mesmo ambiente dos cursos de graduação da UniSociesc. O campus compartilhado favorece a integração e o acesso a laboratórios modernos. Em 2022, a UniSociesc e a ETT investiram R$ 2,5 milhões em um complexo de engenharias com equipamentos de alta tecnologia.

Além da infraestrutura, a Escola Técnica Tupy mantém parcerias importantes com empresas da região. A Tecnoiso, por exemplo, tem uma base montada dentro da escola e os profissionais atuam como tutores dos estudantes do curso técnico de Metrologia.

A formação mão na massa é uma das características da ETT. Na área de Metalurgia, a instituição ajudou a formar a maioria dos grandes profissionais que atuam em fundições, metalúrgicas e outras indústrias do ramo.

Segundo o coordenador da Escola Técnica Tupy, professor Jeferson Marcelo da Silva, a instituição nasceu para garantir a profissionalização dos trabalhadores da indústria e fez a diferença na carreira de muitos deles. “Hoje, nosso portfólio de cursos aumentou e temos orgulho de poder transformar o mundo pela educação.”

A alta taxa de empregabilidade dos estudantes que fazem um curso técnico na ETT é um diferencial. “Cerca de 90% deles ingressam no mercado de trabalho antes da formatura, um percentual acima da média nacional de empregabilidade para o nível técnico”, diz Jeferson, mestre em Engenharia Mecânica.

Ainda segundo o coordenador, a formação técnica de qualidade traz uma série de vantagens. “Os cursos são mais rápidos do que a graduação (no máximo dois anos) e, por isso, são perfeitos para quem tem dúvidas sobre a carreira que deseja seguir. Além disso, aproxima os jovens do mundo do trabalho e ajuda quem deseja uma recolocação ou mudança de área”, comenta o coordenador.

SERVIÇO

  • O quê: matrícula para os cursos técnicos da ETT – Administração, Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Farmácia, Informática, Mecânica, Metalurgia, Metrologia, Plásticos e Química.
  • Onde: https://www.escolatupy.com.br/
  • Dúvidas e informações: WhatsApp (47) 99934-4026

SOBRE A ETT

Fundada em 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.

Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas educacionais do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.

Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.

Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.