UniSociesc abre laboratórios para estudantes do ensino médio vivenciarem experiência universitária
 

Matéria

UniSociesc abre laboratórios para estudantes do ensino médio vivenciarem experiência universitária

27 / Setembro / 2023

Programa Experimente Seu Futuro realiza atividades no campus Anita Garibaldi, em Joinville, nesta semana. Nos meses de outubro e novembro projeto ocorre nas unidades de Jaraguá do Sul e Blumenau

 

Escolher um curso para prestar vestibular e seguir uma futura profissão é sempre um momento cheio de dúvidas e incertezas para estudantes do ensino médio. Pensando em ajudar esses estudantes a terem informações e fazerem escolhas de maneira mais consciente e segura, a UniSociesc realiza anualmente o programa Experimente Seu Futuro. A instituição abre seus laboratórios e recebe milhares de jovens para vivenciarem uma experiência acadêmica.

Nesta semana, a ação está sendo realizada no campus Anita Garibaldi, em Joinville, de forma totalmente inovadora. A cada dia, as atividades envolvem cerca de 400 estudantes durante uma manhã inteira de oficinas. Para impactar os jovens foi criada uma história em que os estudantes fazem parte do roteiro e, ao mesmo tempo, de forma divertida, conhecem os cursos e laboratórios.

O desafio neste ano foi fugir do formato tradicional e criar uma experiência que gere interesse e ajude os jovens neste momento tão importante de tomada de decisão”, explica Guilherme Girald, coordenador comercial, que lidera o programa Experimente Seu Futuro na UniSociesc.

Na ação os estudantes se envolvem com a história da personagem Mary, que sumiu ao chegar na universidade porque estava cheia de dúvidas. “A cada etapa os estudantes recebem informações dos diferentes cursos, pistas do que pode ter acontecido com Mary, e refletem sobre os próprios interesses.

Ao final do roteiro, com base em todas as informações passadas aos estudantes por meio de oficinas práticas, o objetivo é ajudar estes jovens a decidirem seu futuro profissional. “Projetos como estes ajudam o estudante a entender melhor quem ele é e o que ele deseja ou como pretende organizar sua trajetória acadêmica. E nós, como instituição de ensino, temos o dever de ajudá-los neste novo projeto de vida”, explica a diretora geral da UniSociesc, Cinthia Tamara.

Cinthia observa que estamos diante de um cenário de mercado de trabalho desafiador, com novas profissões surgindo, portanto, é crucial uma instituição de ensino superior inovadora no seu modelo de ensino. “O ensino universitário deve preparar o estudante para aprender continuamente, para o trabalho colaborativo, para entender demandas da sociedade e da comunidade, desenvolvendo sempre novas habilidades”, ressalta.

Professores e coordenadores dos cursos envolvidos com as oficinas e dinâmicas realizadas em Joinville nesta semana, entendem o momento difícil de escolha dos jovens, por isso buscaram tirar dúvidas sobre os cursos e as profissões de interesse a partir das vivências propostas. Estudantes e escolas interessados em conhecer o campus de Joinville ou das outras cidades, em datas específicas, podem entrar em contato com as unidades e agendar a visita (contatos estão abaixo).

Na unidade da UniSociesc de São Bento do Sul as atividades do Experimente Seu Futuro já foram realizadas no começo de setembro. Na unidade de Jaraguá do Sul o projeto ocorre nos dias 11 e 18 de outubro e na unidade de Blumenau nos dias 25 de outubro e 8 de novembro.

Contatos para agendar sua visita nas unidades

  • Joinville: Matheus (47) 99232-4847
  • Blumenau: Fabiana (47) 99738-0270
  • Jaraguá do Sul: Honey (47) 99601-6815
  • São Bento do Sul: Pollyana (47) 99604-9995

Algumas dicas para ajudar na escolha da profissão

A escolha da profissão é algo pessoal e subjetivo. Esse momento costuma encher de dúvidas e inseguranças os estudantes que terminam o ensino médio. Para ajudar nessa reflexão, a professora de Psicologia Daniela Jungles, preparou algumas dicas. Daniela atua na Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país, da qual a UniSociesc faz parte. Confira:

  1. Faça uma lista das preferências com base em habilidades, afinidades e aptidões. Isso ajuda a definir a área que você mais se identifica.
  2. Busque orientação profissional e faça testes vocacionais para identificar a carreira que mais se encaixa no seu perfil.
  3. Liste áreas de interesse, converse com profissionais formados nessas áreas e analise a proposta curricular dos cursos de graduação.
  4. Se tiver a oportunidade, faça cursos profissionalizantes, participe de palestras, workshops e eventos como o “Experimente seu Futuro”. Eles ajudam a entender as dinâmicas da profissão e do mercado de trabalho.
  5. Não se apegue à ideia da profissão para a vida toda. Não existe escolha certa ou errada. Em muitos casos, a carreira muda de rumo e não é necessário ficar preso à primeira graduação. Lembre-se que aprendizado é para a vida toda.
  6. Analise o mercado de trabalho, as possibilidades de emprego, as profissões em alta e as áreas saturadas. Suas preferências pessoais não devem ser os únicos fatores a considerar. Alinhe seus desejos e habilidades aos seus planos para o futuro.
  7. Leve em conta quem você é, quais são seus objetivos pessoais, suas metas de vida e, respeitando a sua personalidade, tente se enxergar no futuro.
  8. Reconheça as suas qualidades. O autoconhecimento é fundamental na hora de escolher um curso superior e a carreira que se pretende seguir.
  9. Faça uma lista de prós e contras com base em todas as informações que você pesquisou. Analise como você lidaria com os contras. Isso vai mostrar as possibilidades com mais clareza.
  10. Invista na formação superior. Conheça as instituições nas quais planeja estudar e pesquise sobre a qualidade do ensino e a metodologia. Independentemente da carreira que você escolher, matricule-se em uma instituição bem avaliada e que seja referência na área.

Sobre a UniSociesc

Com vocação para inovação, ambientes maker, coworkings e espaços que estimulam a troca de conhecimentos e experiências, a UniSociesc é reconhecida pelo MEC como a melhor instituição privada de ensino superior de Santa Catarina. Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, há mais de 60 anos dedica-se a formar profissionais e transformar pessoas, desenvolvendo competências, talentos e carreiras.

Com unidades acadêmicas nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville (duas unidades) e São Bento do Sul, conta com ampla diversidade de cursos, são mais de 70 opções em seu portfólio, e uma estrutura de laboratórios diferenciada, sendo os mais completos e modernos entre as instituições de ensino da região. A UniSociesc também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina.