UniSociesc é parceira da Central de Atendimento da Dengue em Joinville
 

Matéria

UniSociesc é parceira da Central de Atendimento da Dengue em Joinville

30 / Março / 2023

Espaço foi montado no Campus Park, no bairro Boa Vista, para atender pessoas com 15 anos ou mais

A UniSociesc se uniu à prefeitura de Joinville para viabilizar a abertura da Central de Atendimento da Dengue. O espaço, estruturado no Campus Park UniSociesc, está atendendo pessoas com 15 anos ou mais que estiverem com sintomas leves ou moderados da doença.

Além de ceder o espaço e ajudar a montar a central, um grupo de mais de 30 educadores e estudantes da UniSociesc, dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Enfermagem estão atuando como voluntários no espaço, que irá contribuir para agilizar os atendimentos à população. O local atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, podendo esse horário ser estendido caso haja necessidade.

O diretor da UniSociesc Flávio Sartori e o prefeito de Joinville, Adriano Silva, apresentaram a estrutura para imprensa, vereadores, deputados e convidados e ressaltaram a importância dessa parceria entre o município e a nossa instituição para a comunidade joinvilense.

“Nós da UniSociesc entendemos que ao firmar uma parceria deste porte com a Prefeitura de Joinville para a criação da Central de Atendimento da Dengue estamos realizando uma relevante entrega social, que foca no bem-estar, qualidade de vida e saúde da população e ao mesmo tempo conecta os acadêmicos a um aprendizado prático, que ajude a transformar a comunidade na qual estamos inseridos”, destaca o diretor geral, Flávio Sartori.

Parcerias em prol da saúde da população

Somente no primeiro dia de funcionamento da Central de Atendimento da Dengue, foram feitos 210 atendimentos. Desses pacientes, 53 tiveram resultado positivo para a dengue. Na quarta-feira (29), o município decretou Situação de Emergência em função da epidemia de dengue. Desde o início de janeiro, Joinville registrou 1,8 mil casos da doença. Deste total, mais de 1,3 mil casos foram confirmados nas últimas três semanas.

Em três anos esta é a terceira grande parceria que a UniSociesc firma com a Prefeitura de Joinville com objetivo de resolver uma demanda urgente de saúde pública. Em 2020, a parceria resultou na criação do Centro de Triagem e Testagem de Covid; em 2021, foi a vez do Centro Especializado Pós-Covid, que ainda está em funcionamento; e agora, início de 2023, para colocar em funcionamento a Central de Atendimento da Dengue. Foram realizados milhares de atendimentos gratuitos à população nestes espaços.

Sinais de alerta

Os sintomas mais comuns da dengue são: febre alta; dor no corpo, nas articulações ou atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes. Em Joinville, dois destes sorotipos já foram identificados.

Medicamentos com ação anti-inflamatória, como ibuprofeno, nimesulida, cetoprofeno, diclofenaco e ácido acetilsalicílico, não devem ser utilizados por pessoas com sintomas de dengue.

Pacientes com sintomas severos, como sangramento, dor aguda, desmaio ou confusão mental devem buscar atendimento de emergência nas Unidades de Pronto Atendimento.