UniSociesc oferece atendimento jurídico gratuito
 

Matéria

UniSociesc oferece atendimento jurídico gratuito

21 / Março / 2024

Entenda como funciona o Núcleo de Práticas Jurídicas em Joinville e em Blumenau, os tipos de serviços oferecidos e como ter acesso

O Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSociesc realiza atendimentos gratuitos à comunidade, nas unidades de Joinville e Blumenau. Em Joinville, os atendimentos incluem questões de direito de família, do consumidor, previdenciário e responsabilidade civil. Já em Blumenau os atendimentos são mais focados em questões de direito de família e do consumidor. Além de prestar um serviço gratuito à comunidade de baixa renda, as atividades contribuem para a formação dos estudantes.

“O aluno atua desde o primeiro atendimento, recebendo o cliente, fazendo a entrevista, entendendo qual é o problema. Nossa prática diária preza pela conciliação, antes de ajuizar qualquer demanda. Desta forma, o aluno atua na conciliação das partes, exercitando o diálogo e todas as técnicas de resolução de conflito”, explica Manuela Gonçalves Ferreira, uma das professoras que atua na orientação dos alunos no Núcleo de Práticas Jurídicas de Joinville.

Os principais atendimentos realizados nas duas unidades são casos envolvendo o direito de família, como divórcio e falta de pagamento de pensão alimentícia. “Como nem sempre é possível conciliar, os alunos também elaboram petições, montam os processos, que são encaminhados à Justiça, e acompanham os casos que já estão em andamento”, destaca Edivane Brum, professora que atua na orientação dos alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas de Blumenau.

Para se encaixar nos atendimentos gratuitos do Núcleo de Práticas Jurídicas, a pessoa deverá comprovar renda, conforme definição de cada município (conforme serviço abaixo). Desta forma, ela receberá todo o serviço sem nenhum custo. “Na área cível, atendemos bastante desacordo comercial, como falta de entrega de produto, produto entregue com defeito e acidente de trânsito. Mas sem dúvidas, a falta de pagamento de pensão alimentícia representa a grande maioria dos casos. Infelizmente a inadimplência desta obrigação ainda é muito grande”, pontua a professora Manuela.

O objetivo do Núcleo é proporcionar uma experiência real e prática aos estudantes – que atuam como se estivessem em um escritório e com isso adquirem experiência para se posicionarem no mercado -, bem como auxiliar essa população de baixa renda, que realmente não tem acesso ao serviço. As pessoas podem buscar informações e fazer o agendamento de forma presencial ou pelos telefones (conforme serviço abaixo). Os atendimentos são agendados conforme demanda e pode haver fila de espera.

“Além da parte técnica – da escrita, elaboração de petições e outros documentos -, os estudantes precisam desenvolver habilidades no atendimento às pessoas – realizando uma boa entrevista, ouvindo e entendendo a demanda, conciliando sempre que possível. A conciliação faz parte da cultura de paz que privilegia o diálogo e a resolução de conflitos por meio de consenso e todos os casos do Núcleo passam por uma tentativa de conciliação”, destacam as professoras.

Os professores da UniSociesc atuam em duas frentes no Núcleo de Práticas Jurídicas: como orientadores do estágio, acompanhando os alunos em todas as atividades desenvolvidas; ou orientando os atendimentos, corrigindo petições, fazendo intervenções nas sessões de conciliação, quando necessário. E claro, são os professores que atuam legalmente como advogados dos processos que são ajuizados, acompanhando os processos, realizando audiências e todos os atos necessários.

Em Joinville, com atuação desde 2010, o Núcleo de Práticas Jurídica tem uma parceria com o CRAS Comasa – Centro de Referência de Assistência Social, com o objetivo de dar suporte a comunidade que reside no entorno do UniSociesc Campus Park, onde fica o escritório.

 

Serviço

Núcleo de Práticas Jurídicas de Joinville

  • Quem pode ter atendimento gratuito: pessoas com renda comprovada de até 2 salários mínimos em questões de direito de família, do consumidor, previdenciário e responsabilidade civil
  • Informações e agendamentos: presencialmente entre 8h e 12h e entre 13h30 e 17h ou pelo telefone 47 3461-0169
  • Onde fica: UniSociesc Campus Park, na rua Prefeito Helmuth Fallgatter, 3.333, bairro Boa Vista, Joinville

Núcleo de Práticas Jurídicas de Blumenau

  • Quem pode ter atendimento gratuito: pessoas com renda comprovada de até 3 salários mínimos em questões de direito de família e do consumidor
  • Informações e agendamentos: presencialmente entre 8 e 12 horas ou pelo telefone whatsApp 47 2111-2916
  • Onde fica: Campus da UniSociesc de Blumenau, na Rua Pandiá Calógeras, 272, bairro Jardim Blumenau, Blumenau

Sobre a UniSociesc

Com vocação para inovação, ambientes maker, coworkings e espaços que estimulam a troca de conhecimentos e experiências, a UniSociesc é reconhecida pelo MEC como a melhor instituição privada de ensino superior de Santa Catarina. Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, há mais de 65 anos dedica-se a formar profissionais e transformar pessoas, desenvolvendo competências, talentos e carreiras.

Com unidades acadêmicas nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville (duas unidades) e São Bento do Sul, conta com ampla diversidade de cursos, são mais de 70 opções em seu portfólio, e uma estrutura de laboratórios diferenciada, sendo os mais completos e modernos entre as instituições de ensino da região. A UniSociesc também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos pólos dentro e fora do Estado de Santa Catarina.