Rachel Ballardin assume Diretoria Regional Litoral da UniSociesc em Santa Catarina

“Transformar o país pela educação é o que nos move”. É com uma das frases que carrega consigo e que é um dos pilares da Ânima Educação que Rachel Ballardin chega a Santa Catarina para assumir a Diretoria Regional Litoral da UniSociesc. A profissional, que ocupava o cargo de diretora de área na vice-presidente Acadêmica, na Ânima, em Belo Horizonte, Minas Gerais, está à frente da Regional Litoral desde o início de outubro com percepções da realidade local e bagagem de sobra para implementar cada vez mais o jeito Ânima de ser nas unidades da UniSociesc.

Rachel já iniciou em ritmo acelerado as reuniões de alinhamento com os times acadêmicos e as equipes operacionais. “Vamos aprimorar as nossas ações acadêmicas e estreitar nosso relacionamento com toda a comunidade. Nosso DNA estará mais evidente tanto para o público interno quanto para o mercado”.

Quando fala em evolução dos indicadores das unidades da UniSociesc Litoral, Rachel menciona o processo de satisfação do aluno em relação ao atendimento. De alunos a coordenadores, uma série de rodas de conversa estão sendo realizadas e um dos objetivos é justamente dar maior visibilidade às ações do centro universitário.

Assim, três pontos são fundamentais nesse início de trabalho para Rachel. A visibilidade acadêmica das ações que já estão em andamento na UniSociesc e a implantação de novos projetos. A melhoria de processos internos e seus indicadores. “Eles precisam ser mais percebidos pelos alunos”, completa. E o estreitamento da relação com a comunidade, premissa da qual a UniSociesc não abre mão e pretende evoluir constantemente.

“Se eu conseguir trabalhar bem estes três pontos, consigo atingir diretamente a percepção de melhoria dos alunos, assim como de toda a comunidade acadêmica. Hoje é preciso dar às unidades da UniSociesc Litoral a maior visibilidade possível. Isso se dá com reuniões e a presença diante de conselhos de classe, prefeituras, empresas e demais atores desse processo”, avalia Rachel, que tem dividido sua semana entre as unidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis. “Pelo menos um dia da semana eu estou em alguma dessas unidades”.

Por ter vindo da Ânima Educação, grupo de qual a UniSociesc faz parte, Rachel diz conhecer bem a cultura da inovação e respeito às pessoas, que são imprescindíveis à instituição. “Já evoluímos muito e vamos continuar crescendo, com o aluno sendo o centro da escola e o professor, sua inspiração. Nós confiamos muito em nossas escolas. Tanto que nossos filhos estudam nelas”.

Mineira e dinâmica

Rachel Ballardin é mineira de Belo Horizonte e trabalhava na vice-presidência Acadêmica da Ânima Educação. “Em minha trajetória profissional, atuei como diretora acadêmica, coordenadora de cursos e docente. Desenvolvi projetos relacionados à reestruturação de processos, desenvolvimento de lideranças, gestão e busca por parcerias institucionais, tendo trabalhado em companhias nacionais e multinacionais, nos segmentos da indústria automobilística e educação”.

Na Gestão de Pessoas, Rachel preza por uma direção efetiva, dividindo tarefas de acordo com a expertise de cada membro da equipe, envolvendo todos no atingimento de prazos e metas. “Procuro trabalhar de modo integrado, pretendendo extrair o melhor dos colaboradores, por meio da integração do time. Preocupo-me com o clima organizacional e gosto de estudar, ensinar, liderar trabalhos e desenvolver pessoas”.

A nova diretora busca harmonia nas relações, motivando os outros para os melhores resultados e resolução de problemas. “Tenho prazer em acompanhar um projeto desde o início até a conclusão, e coloco muita energia e dinamismo nas atividades. Gosto do diálogo efetivo e transparente e acredito nas pessoas”, finaliza.