UniSociesc abrirá Centro Especializado Pós-Covid em Joinville

A iniciativa, em conjunto com a Prefeitura, será focada no atendimento de pacientes que passaram por internação em UTIs por conta da Covid-19.

A UniSociesc, que faz parte do Ecossistema Ânima, firmou parceria com a Prefeitura de Joinville para implementar o Centro Especializado Pós-Covid, com sede no Campus Anita Garibaldi. O objetivo é atender pessoas que tiveram sequelas por internações hospitalares em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em decorrência do novo Coronavírus.

A assinatura do Termo de Doação aconteceu na última quarta-feira (04), na Secretaria Municipal de Saúde, com a presença do diretor da UniSociesc, Flavio Sartori, do coordenador de Área da Saúde da UniSociesc, Caio Sestile, do prefeito, Adriano Silva, da vice-prefeita, Rejane Gambin, e do secretário de Saúde, Jean Rodrigues da Silva. O espaço deve começar as atividades ainda neste mês de agosto.

O foco será o tratamento de sequelas moderadas e graves deixadas pela Covid-19 em pessoas que contraíram o vírus e foram internadas em UTIs. Serão oferecidos atendimentos de reabilitação nas áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia e enfermagem.

Para Caio Sestile, as principais sequelas observadas e relatadas da doença são neurológicas, cardiológicas e respiratórias. “Por isso, teremos uma equipe multidisciplinar para identificar e tratar as consequências da doença e da internação em unidades de terapia intensiva, já que o período em que o paciente passa nas UTIs geralmente é prolongado, o que pode provocar algumas complicações no corpo, como enfraquecimento muscular, nutricional e respiratório, por exemplo”.

Flavio Sartori explica a importância desta parceria para levar atendimento de saúde com qualidade às pessoas que não têm acesso a tratamentos especializados e que tiveram sequelas decorrentes da Covid-19, principalmente as moderadas ou graves.

Segundo o prefeito de Joinville, Adriano Silva, as consequências do pós-vírus estão tornando-se o grande desafio da saúde em todo o mundo e essa parceria será fundamental para o tratamento dos pacientes da cidade.

A UniSociesc vai disponibilizar o espaço para a implantação da sede do Centro, além de alunos, professores e estagiários de cursos da área da saúde para o atendimento social dos pacientes.

“Além da contribuição para a sociedade, a parceria vai profissionalizar ainda mais a comunidade acadêmica por meio da prática. Ações como esta fazem com que os alunos saiam mais preparados para o mercado de trabalho e para os problemas reais da sociedade”, contextualiza o professor Caio.

Sartori afirma que este é um momento ímpar para a instituição no Estado. “É a primeira vez que firmamos uma parceria assim, entre prefeitura e UniSociesc, ainda mais para um fim tão nobre. É uma ação ousada que vai trazer grandes benefícios para a comunidade e para estudos científicos que auxiliarão ainda mais no tratamento das consequências do Covid”, finaliza.

Como vai funcionar:

O paciente chegará ao Centro Pós-Covid por meio da Secretaria de Saúde do município. Em seguida, passará por uma avaliação do médico junto à equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros, os quais elaborarão o Plano Terapêutico Singular de Reabilitação, que norteará os atendimentos necessários para cada paciente. O tratamento será feito no campus da UniSociesc.