UniSociesc amplia espaços para doação de livros em Joinville

Instituição utiliza área no Mercado Público para dividir com a comunidade mais de dois mil títulos de seu acervo.

A UniSociesc, que faz parte do Ecossistema Ânima, é referência na produção e disseminação de conhecimento. Sua mais recente iniciativa vai contribuir para a doação de mais de dois mil livros do seu acervo. Desde a última terça-feira (21/09), a instituição utiliza um novo espaço dedicado ao compartilhamento de títulos. É o Partilha do Saber, localizado no Mercado Público Municipal de Joinville.

As obras são das mais diversas áreas do conhecimento, incluindo materiais técnicos e literários. Além do Mercado Público, a UniSociesc faz uso de outros dois espaços, que também funcionam como bibliotecas comunitárias. Um deles fica na Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin e o outro está na Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen.

“Este novo espaço onde a comunidade pode levar livros para a casa pertence à prefeitura da cidade. Somos gratos com essa possibilidade de poder usá-lo. A UniSociesc sempre buscou partilhar e ampliar o ensino e o aprendizado. Acreditamos que assim estamos oportunizando e incentivando o hábito de leitura a muitas pessoas”, diz Marcela Xavier, gerente do campus da UniSociesc Joinville.

Toda essa coleção de livros estava nas estantes do Campus Boa Vista. Mas, como a instituição mudou de endereço em 2019, modernizando inclusive a acomodação de grande parte de suas referências bibliográficas, surgiu a ideia de ampliar o compartilhamento de obras com a comunidade. Por conta da pandemia, a instituição teve que adiar a iniciativa, ficando, portanto, para este ano o início da distribuição de livros.

O primeiro ponto escolhido foi a Biblioteca Municipal, que abriga um painel do artista alemão Fritz Alt. O autor também desenhou outro painel instalado no Campus Boa Vista, onde a UniSociesc de Joinville começou a sua história.

Atualmente, a UniSociesc conta com uma biblioteca virtual composta por mais de 30 mil títulos, além do acervo físico nas suas quatro unidades em Santa Catarina.

Em maio deste ano, a instituição realizou mais uma ação voltada à valorização e promoção da cultura. Em parceria com a Orcali, adotou oficialmente a Praça Lauro Müller. O objetivo do apadrinhamento é manter a área preservada e cuidar do patrimônio cultural, por meio de intervenções de alunos, professores e toda a comunidade.

O contrato de adoção da UniSociesc tem validade de um ano com possibilidade de renovação. “Ter a comunidade e a instituição juntas faz parte do nosso ecossistema e de tudo que estamos construindo. Essa é uma forma de agradecer a Joinville e Santa Catarina”, conclui Marcela.

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo