UniSociesc e ETT investem R$ 2,5 milhões em complexo de engenharias

Em local com mais de 1,5 mil m2 no Campus Anita Garibaldi, novos laboratórios com equipamentos de alta tecnologia vão atender estudantes da graduação e do ensino técnico

A UniSociesc e a Escola Técnica Tupy – instituições que integram a Ânima Educação – acabam de inaugurar em Joinville o Complexo de Engenharias Sandro Murilo Santos. O local, com mais de 1.500 metros quadrados no Campus Anita Garibaldi, recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões em equipamentos de alta tecnologia e infraestrutura para atender estudantes da graduação e ensino técnico.

O evento de inauguração ocorreu nesta quinta-feira, dia 2 de junho, e contou com a presença do presidente da Ânima Educação, Marcelo Bueno, diretores da instituição e convidados das esferas pública e privada – indústria, comércio e educação. Familiares do ex-reitor Sandro Murilo Santos, homenageado in memorian, também marcaram presença.

Segundo o presidente da Ânima Educação, Marcelo Bueno, o Complexo das Engenharias segue padrões internacionais e não existe espaço semelhante em outro ambiente de educação brasileiro. “Esse será um local para o aprendizado mão na massa, um fator que diferencia o nosso modelo de ensino. Tenho certeza de que o professor Sandro Murilo estaria orgulhoso de ver aonde a UniSociesc chegou.”

O vice-reitor da UniSociesc e diretor da Escola Técnica Tupy, Flávio Sartori, reforça que o investimento na atualização do parque tecnológico vai proporcionar aos estudantes acesso ao que há de mais moderno nas áreas de engenharia, metalurgia, plástico, mecânica, metrologia etc. “Os laboratórios trazem a sinergia com o mundo do trabalho e permitem que os estudantes tenham uma vivência real. O diferencial do novo complexo está na inovação e no uso de tecnologia IoT”, diz.

O IoT – ou Internet das Coisas – conecta objetos físicos, máquinas e equipamentos à Internet por meio de sensores, softwares e outras tecnologias, permitindo a troca de dados entre sistemas e equipamentos.

De acordo com Sartori, a iniciativa está alinhada com as demandas da Indústria 4.0 e com a necessidade de profissionais qualificados. Além disso, o investimento reafirma o compromisso da Ânima em transformar o mundo pela educação. “Estamos atentos às novas tendências e tecnologias para garantir aos nossos estudantes a perfeita relação entre o que eles aprendem em sala de aula e o que vão encontrar no mundo do trabalho”, explica o diretor, lembrando que essas eram as bandeiras do ex-reitor homenageado.

Legado eternizado

Sandro Murilo Santos foi uma das principais lideranças acadêmicas da região e atuou durante 33 anos na UniSociesc. Ele deixou o cargo em 2019 e faleceu em 2021. Formado em Engenharia Mecânica e doutor em Engenharia de Produção, o nome do ex-reitor ficará agora eternizado no Complexo das Engenharias.

“Ele foi um visionário e trabalhou para fazer cumprir o nosso propósito de transformar vidas pela educação. Muitas das conquistas atuais são fruto e mérito da dedicação, do esforço e do empenho com que ele conduzia o trabalho. Vamos honrar seu legado”, comenta Sartori.

Para o prefeito de Joinville, Adriano Silva, a homenagem é mais do que justa. “O professor Sandro Murilo Santos ajudou a transformar Joinville em uma ilha de excelência na educação.”

Ampliação e modernização

A inauguração do Complexo das Engenharias faz parte da estratégia da UniSociesc e da ETT de aproximar os estudantes do ensino superior e técnico, promovendo o intercâmbio entre as turmas e fornecendo uma infraestrutura moderna aos dois níveis de formação.

Além do investimento nos laboratórios, as instituições já tinham anunciado mudanças no início do ano, como a ampliação da ETT para o Campus Anita Garibaldi – além das atividades no Campus Boa Vista – e a abertura de novos cursos, como o técnico em Metrologia, em parceria com a Tecnoiso. Já a UniSociesc conta com cinco campi em Santa Catarina: dois em Joinville e um em Blumenau, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul.

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo