UniSociesc inaugura laboratório de inovação em Jaraguá do Sul

O Men Lab proporcionará aos alunos de Engenharia e Tecnologia da instituição acesso aos mais modernos equipamentos da construção civil.

A UniSociesc, que faz parte do Ecossistema Ânima, inaugurou no dia 17 de agosto, o novo laboratório de tecnologia chamado Men Lab, em Jaraguá do Sul. A implementação do laboratório é uma parceria com o Grupo Menegotti e tem como objetivo proporcionar um espaço de trocas e potencialização do ensino nas áreas de Engenharia e Tecnologia, além de conectar os estudantes com o mundo do trabalho.

No laboratório de inovação “Men Lab”, os alunos e professores da UniSociesc trabalharão com os profissionais do Grupo Menegotti, atuando em desafios reais, com foco em inovação e novas tecnologias, em um ambiente moderno e inspirador.

Segundo o diretor da UniSociesc, Flávio Sartori, o Men Lab tem como objetivo o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão para que os alunos façam uma análise crítica dos equipamentos utilizados e fabricados pela Menegotti Lab, por meio de estudos que irão gerar relatórios para possíveis intervenções de melhorias.

“É a indústria conectada ao ecossistema de aprendizagem para agregar no conhecimento dos alunos, com maquinários que são de última geração, aliado ao ensino, que vai propor possíveis alterações ou não nesses equipamentos fabricados pela empresa”, afirma Sartori.

Para Giselle Domingos, Prefeita do Campus UniSociesc Jaraguá do Sul, o espaço, além de moderno e tecnológico, é voltado para uma aprendizagem focada no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, o que aumenta ainda mais a excelência na formação nas áreas de Engenharia e Tecnologia.

“Nossa missão como educadores é transformar o país por meio da educação e, parcerias como esta, nos permitem garantir e preparar os alunos para o mercado na prática, pois o ganho acadêmico é imensurável”, afirma ela.

Conforme a CEO do Grupo Menegotti, Pauline Menegotti Horn, a iniciativa é um passo importante na jornada que a empresa vem construindo dentro do segmento. “Começamos 2021 lançando o nosso próprio Programa de Inovação, no qual buscamos transformar novas ideias em sucesso. Agora, estamos reunindo o aspecto acadêmico ao empresarial, incentivando, assim, a inovação aberta”, afirma.

“É um grande ganho ter a indústria dentro do ecossistema de aprendizagem, pois o aluno vai viver na prática o mundo do trabalho e o que há de mais tecnológico na área de construção civil em Santa Catarina,” conclui Sartori.

“Aproximar a academia do setor privado, além de um anseio pessoal é, também, nosso objetivo e está no cerne da instituição, nascida e desenvolvida dentro da indústria. Estamos muito felizes e orgulhosos com a entrega desse projeto. Felizmente, temos muitas parcerias de sucesso com a comunidade jaraguaense, tanto no setor público quanto no privado, o que permite que nosso trabalho ultrapasse as salas de aula e consolide nosso compromisso com a educação de qualidade e excelência”, finaliza Giselle.