UniSociesc oferece curso gratuito sobre Microempreendedor Individual (MEI)

Atividade visa orientar sobre obrigações e vantagens de ser um profissional regularizado

A UniSociesc realiza o curso Esclarecimentos das Operacionalizações para o Microempreendedor Individual (MEI), na próxima quarta-feira, dia 25, na sala do projeto de extensão do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), das 19h às 22h. A atividade é gratuita e aberta à comunidade, sobretudo microempreendedores já formalizados e àqueles que desejam seguir por esse caminho. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].

“Muitos profissionais ainda desconhecem funcionalidades e benefícios de ser pessoa jurídica, como tributação simplificada e linhas de crédito com juros reduzidos. Vamos contribuir para que mais pessoas obtenham êxito em aderir a esse modelo. O conhecimento é fundamental para prosperar no mundo do empreendedorismo”, diz a professora da UniSociesc, Dayla Carolina Fossile, que ministrará o curso.

Promovido pelo NAF de Joinville, o encontro abordará temas como a conceitualização do MEI, importância do empreendedor atuar dentro da formalidade, com CNPJ próprio, serviços que podem ser prestados, quando ocorre mudança de modalidade, seguro-desemprego x MEI, CLT x MEI, valores e contribuições de impostos mensais a serem recolhidos, entre outros.

O NAF tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos a pessoas físicas e jurídicas. Envolve os cursos da área de Gestão de Negócios, como Ciências Contábeis, Administração, Economia, Comércio Exterior, Gestão Financeira e Gestão em Processos Gerenciais. Para participar do projeto, segundo a professora, o aluno tem que estar regularmente matriculado e aguardar as chamadas de adesão que ocorrem no início de cada semestre.

Atualmente, o Núcleo conta com 17 alunos da graduação e, alguns deles, auxiliaram Dayla a elaborar o curso da próxima quarta-feira. Os bolsistas, sob orientação de professores, também atuam nos serviços que o NAF oferece à comunidade, entre os quais, auxílio na declaração do Imposto de Renda, instruções e acompanhamento de abertura de MEIs e informações sobre administração de empresas e folhas de pagamento.

O prazo para enviar a declaração de Faturamento do Microempreendedor Individual, que deve ser feita anualmente, vai até o dia 30 de junho. Já a data final para fazer a declaração do IR 2022 foi prorrogada até 31 de maio. O calendário de restituições, no entanto, foi mantido.

Serviço

  • O quê: curso Esclarecimentos das Operacionalizações para o Microempreendedor Individual (MEI).
  • Quando: quarta-feira, 25/05, das 19h às 22h.
  • Onde: NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), campus Anita Garibaldi.
  • Inscrições: pelo e-mail [email protected]. O contato é da professora Dayla Carolina Fossile, que ministrará o curso.

Sobre a UniSociesc

Uma das maiores instituições educacionais da região Sul do Brasil, referência em inovação e tecnologia, a UniSociesc é a melhor instituição de ensino superior de Santa Catarina, segundo o MEC. Há mais de 60 anos, dedica-se a formar profissionais e transformar pessoas, desenvolvendo competências, talentos e carreiras.

Com unidades acadêmicas nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul, conta com ampla diversidade de cursos, são mais de 70 opções em seu portfólio. Aliando prática e teoria tanto na sala de aula quanto em modernos laboratórios, sendo os mais completos entre as instituições de ensino da região, a instituição possui vocação para inovação, com ambientes maker, coworkings e espaços que estimulam a troca de conhecimentos e experiências.

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo