UniSociesc sedia ação cultural inédita “Pré-Festival de Cinema de Jaraguá do Sul”

Profissionais de diversas regiões do país participam do evento gratuito e online, que acontece todas às terças e quartas-feiras até setembro, às 19h30, para estimular e promover o cinema nacional.

A “1ª Ação Cultural Pré-Festival de Cinema de Jaraguá do Sul de 2021” promove, até setembro, lives de palestras e workshops com profissionais locais e nacionais de vários segmentos da cultura. Ao todo, serão 27 lives feitas na sede da UniSociesc, em Jaraguá do Sul, e transmitidas pelo zoom e instagram @festivalcinemadejaragua, todas às terças e quartas-feiras, às 19h30.

O objetivo da ação cultural é integrar, promover, divulgar e incentivar a produção audiovisual local em nível nacional, gerando novas propostas e oportunidades de desenvolver parcerias, promover o intercâmbio de conhecimentos e negócios e estimular a iniciativa privada e pública a participarem do projeto.

A ação precede o 4º Festival de Jaraguá do Sul, que acontece online entre os dias 27 e 30 de setembro, no auditório da UniSociesc, em Jaraguá do Sul. A transmissão será pela plataforma Innsaei.tv.

Para a coordenadora dos cursos de Comunicação e Artes da UniSociesc, Samantha Borges, a realização de palestras, workshops e eventos relacionados ao cinema são uma maneira de divulgar as produções locais e nacionais, além de aproximar a comunidade destas áreas.

“Eventos como este mostram o engajamento da UniSociesc no segmento educativo-cultural nacional, por meio de propostas independentes, como é o caso do Festival, e que contribuem para fortalecer o perfil educativo da instituição”, afirma Samantha.

Segundo o diretor e idealizador do Festival, Isaac Huna, é o primeiro festival do país que desenvolve ação de interação cultural a nível nacional pré-evento. “Além de integrar profissionais de diversas áreas, a ação tem como objetivo promover networking e divulgar o evento para outras regiões e estados”, afirma.

De acordo com Samantha, para o cinema, atividades como estas expandem a ideia do mero espectador passivo. “Como é um evento aberto ao público, é possível conhecer mais sobre a linguagem audiovisual, participar e discutir sobre temáticas e gêneros, além de conhecer profissionais da área e produções de todo o Estado e país”, conclui.

Serviço

O quê: 1º Ação Cultural Online Pré-Festival de Cinema de Jaraguá do Sul 2021

Quando: Terças e quintas-feiras, às 19h30

Onde: Instagram @festivalcinemadejaragua

Quanto: Gratuito