Bolsa de estudo pode ser a porta de entrada para o ensino superior no Brasil
 

Matéria

Bolsa de estudo pode ser a porta de entrada para o ensino superior no Brasil

18 / Outubro / 2022

UniSociesc está com inscrições abertas para concurso de bolsas de até 100% para todo o curso. Prova será online no dia 29 de outubro

Para milhares de jovens brasileiros que sonham em fazer um curso superior, outubro é um divisor de águas. O mês abre oficialmente a temporada de concursos de bolsas e vestibulares de verão. Hora de definir a carreira, escolher uma instituição de ensino e ingressar na faculdade. A UniSociesc está com inscrições abertas, de forma gratuita, para o Concurso de Bolsas 2023 e a prova será online no dia 29 de outubro.

No Brasil, apenas 21,4% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos frequentam a graduação, segundo dados do Censo da Educação Superior realizado pelo INEP. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), a meta é elevar esse índice para 33% até 2024. Ainda conforme a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 21% dos jovens entre 25 e 34 anos concluíram o ensino superior.

O levantamento indica também que, dos alunos que ingressam no ensino superior, somente 33% conseguem terminar o curso de graduação no tempo esperado. E um terço daqueles que não se formaram no período previsto, após três anos, abandonam o curso sem concluí-lo. Pensando em ampliar o acesso ao ensino superior é que a UniSociesc – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país – realiza o Concurso de Bolsas.

Neste semestre, a prova será realizada de forma online, no dia 29 de outubro entre 9 e 18 horas, sendo que o candidato escolhe o melhor horário para início da prova. Os candidatos com melhor desempenho, conseguirão bolsas de 50% até 100%. As aulas começam em fevereiro de 2022.

9 dicas para arrasar na prova de redação

A redação mostra a habilidade do futuro estudante universitário de debater o tema proposto e articular ideias para a questão em pauta. O texto que você faz é resultado da união entre conhecimento sobre o tema, capacidade de encadear ideias e domínio das normas da língua portuguesa. Confira as dicas:

  1. Estude os temas da atualidade e aumente seu repertório, assim terá argumentos na hora de escrever a redação.
  2. Acompanhe o noticiário, leia livros, assista documentários, ouça podcasts e adote outras ferramentas que ajudem a ampliar conhecimentos.
  3. No dia da prova, trabalhe o texto com cuidado, assim ele vai causar um impacto positivo no avaliador.
  4. Use recursos linguísticos, a não repetição de palavras, o emprego correto da crase, da vírgula. Demonstre que sabe escrever.
  5. Evite períodos longos, pois esse tipo de construção pode provocar muitos equívocos na pontuação.
  6. Não tenha medo de ser simples. A escrita objetiva pode ser um belo diferencial. E também pode ajudar você a se manter no tema proposto.
  7. Sua experiência pessoal não deve ser usada como argumento para uma questão mais ampla.
  8. Não use palavrões e xingamentos, nem expresse pontos de vista que possam ferir os Direitos Humanos. Isso pode contar pontos negativos e até resultar em um zero na sua redação.
  9. Revise a redação antes de enviar. Esse momento é crucial para você identificar possíveis errinhos que passaram despercebidos.

Serviço

  • O quê: Concurso de Bolsas UniSociesc 2023
  • Como: Redação
  • Quando: 29/10 (sábado), das 9h às 18h (o candidato escolhe o horário para início da prova)
  • Onde: online
  • Quanto: inscrições gratuitas
  • Início das aulas: fevereiro de 2023

Como participar: unisociesc.com.br