Curta produzido por estudantes de Cinema e Audiovisual da Unisociesc concorre em três festivais internacionais
 

Matéria

Curta produzido por estudantes de Cinema e Audiovisual da Unisociesc concorre em três festivais internacionais

9 / Novembro / 2022

“Quem é Você?” faz uma discussão sobre crises de identidade. Filme foi produzido dentro do campus de Joinville nas disciplinas de Direção Cinematográfica e Processos Fotográficos

Até onde uma crise de identidade nos leva? Quem nós somos após ela? E de quantas

maneiras ela pode acontecer?  Em três capítulos o curta-metragem “Quem é Você?” conta as histórias de três personagens jovens e questiona até que ponto as pessoas permanecem as mesmas após uma crise de identidade.

Produzido inteiramente dentro da unidade de Joinville da UniSociesc no segundo semestre de 2021, como resultado final das disciplinas de Direção Cinematográfica e Processos Fotográficos, o curta-metragem foi selecionado para três festivais internacionais, agora em novembro e dezembro. Os estudantes que participaram da produção são: Bruno Peixoto, Carolina Cavagnolli, Iago Pensky, Lyandra Galetti, Marcelo Fogaça e Vitor Trentini.

No All That Moves International Film Festival, que ocorre nos dias 26 e 27 de novembro em São Paulo, o filme foi selecionado na categoria Estudante e está concorrendo em duas categorias: Melhor Diretor de Filme de Estudante, para Carolina Cavagnolli, e Melhor Filme de Estudante. O Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada terá lista oficial de indicados aos prêmios divulgada em 1º de dezembro, mas “Quem é Você” já está oficialmente selecionado.

Já o 12º Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú, está acontecendo até o dia 12 de novembro. No evento, serão exibidas mais de 70 obras de longa, média e curta duração, que foram selecionadas entre 400 obras inscritas de diferentes nacionalidades. A exibição do filme “Quem é Você?” está prevista para o dia 9/11, mas esta programação pode ser alterada.

Professores acompanharam as produções

Os professores de cinema e audiovisual da UniSociesc Rafael Miguel Alonso Júnior e Fabrício Porto, que acompanharam a produção de “Quem é Você?” e outros três curtas no segundo semestre do ano passado, estão orgulhosos com o resultado. “Do roteiro à finalização, tudo foi feito pelos estudantes. Como professor, fico muito feliz em ver eles levando o curta para festivais, participando e mostrando o trabalho”, conta Fabrício, também mestre em literatura e diretor de fotografia para cinema.

“Exatamente para incentivar os alunos a fazerem uma produção de mais fôlego, resolvemos juntar as duas unidades curriculares. Os curtas foram gravados inteiramente dentro do campus e isso foi um desafio a mais porque eles tiveram que ressignificar os espaços para criar cenários dos filmes. E nós, professores, tivemos a oportunidade de acompanhar muito de perto as gravações e produções. Foi um processo muito bacana”, ressalta Rafael, também doutor em literatura.

Estudante fala da experiência desafiadora

A estudante de cinema e audiovisual da UniSociesc, Carolina Cavagnolli, foi uma das roteiristas, produtora, atriz e diretora do curta-metragem “Quem é Você”. Ela conta que participou da maioria das decisões criativas do projeto e que a experiência foi sensacional. “Com a parceria de toda a equipe foi possível dar vida ao projeto, que no início era um monte de ideias soltas. Nos divertimos gravando e conseguimos um resultado que deixou todos orgulhosos”, conta.

A notícia de que foram selecionados para os festivais veio para os estudantes por e-mail e gerou aquela alegria coletiva. “Foi uma festa!”, diz Carolina. “Nós demos o nosso melhor na produção, que foi cheia de desafios para nós, estudantes, por isso resolvemos apostar em alguns festivais. Mas, o reconhecimento foi maior do que imaginávamos.”