ETT lança documentário em comemoração aos 65 anos da escola
 

Matéria

ETT lança documentário em comemoração aos 65 anos da escola

7 / Março / 2024

“Um passado presente: memórias da Escola Técnica Tupy” será exibido no dia 14 de março, às 19 horas, no Teatro ETT – Campus Park UniSociesc

A comemoração dos 65 anos da Escola Técnica Tupy/UniSociesc e dos 173 anos de Joinville não poderia ser em melhor estilo. Assim como a cidade, as duas instituições fazem aniversário no dia 9 de março e, para celebrar a data, a instituição preparou um evento especial: o lançamento do documentário “Um passado presente: memórias da Escola Técnica Tupy”.

A exibição será no dia 14 de março, às 19 horas, no Teatro ETT, no Campus Park UniSociesc, bairro Boa Vista. O evento é aberto à comunidade. Produzido pelo jornalista, roteirista e diretor Fabrício Porto, o documentário é resultado de mais de 15 horas de entrevistas e meses de pesquisa.

Ex-aluno da ETT, Fabrício aproveitou suas memórias para tornar todo o processo de curadoria do projeto ainda mais emocionante. Prova é que a ideia inicial de produzir um minidocumentário logo ganhou corpo e se transformou.

“A cada nova entrevista, cheia de lembranças, histórias, curiosidades, detalhes e emoções, nós confirmávamos que a história da ETT não poderia ser resumida em cinco ou dez minutos. Ficou impossível manter a ideia original e o resultado é um conteúdo leve, com 55 minutos de muitas memórias”, conta o cineasta.

Antes do lançamento oficial do documentário “Um passado presente: memórias da Escola Técnica Tupy”, a Escola Técnica Tupy já tinha liberado spoilers do projeto.

Em 2022, levou à Expogestão a exposição fotográfica “Túnel do Tempo” com cerca de 100 imagens selecionadas em um acervo com mais de 5 mil fotografias. Atualmente, a exposição pode ser conferida no hall de entrada da UniSociesc, no Campus Anita Garibaldi.

Em dezembro do ano passado, durante a tradicional Festa do Fundidor da ETT, a escola apresentou um trailer do documentário que, agora, chega completo às telas. A diretora da UniSociesc/ETT, Cinthia Tamara Vieira Rocha, diz que o lançamento do documentário é a estrela das comemorações de aniversário da escola e vai emocionar os telespectadores.

“Queremos eternizar as memórias da Escola Técnica Tupy e relembrar o que todos os joinvilenses já sabem: o legado da ETT na formação de profissionais hoje reconhecidos em suas áreas de atuação e que levam o nome da cidade e da Escola Técnica Tupy mundo afora. A ETT é uma referência para a cidade e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento de Joinville”, diz.

Voz a quem fez a história

Além de vasta pesquisa em documentos e fotos históricas, o cineasta e jornalista Fabrício Porto deu voz a importantes personagens da história da Escola Técnica Tupy.

Da necessidade de capacitar trabalhadores e formar mão de obra para a Tupy, no final dos anos 1950, passando pelos desafios de cada década até a modernização da ETT e o lançamento de novos cursos em diversas áreas do conhecimento, tudo está registrado. “A história da Escola Técnica Tupy faz parte da vida dos joinvilenses e, por isso, precisa e merece ser contada sob diferentes pontos de vista”, afirma o diretor Fabrício Porto.

Para o documentário “Um passado presente”, o diretor e roteirista ouviu professores, idealizadores, incentivadores e pessoas que foram determinantes para a consolidação da ETT como uma das mais tradicionais e respeitadas instituições de educação técnica do país.

Entre eles estão nomes como Oswaldo Pereira, precursor da criação da ETT. Funcionário da Tupy à época, ele iniciou o ensino de projeto de peças fundidas aos desenhistas da empresa. Com o tempo, as aulas passaram a ser realizadas em uma sala cedida pela Tupy, com material didático e uma grade de horários diferenciada.

A iniciativa, apoiada pela diretoria da Tupy, foi a semente para a criação formal da Escola Técnica Tupy. “Na época, eu não tinha muita consciência do que eu estava fazendo. Porque eu não estava querendo criar uma escola, eu só estava querendo capacitar pessoas”, diz ele, em um trecho do documentário.

Lecionando há mais de 30 anos na ETT, a professora Maria Inez Reinert também reaviva suas memórias e compartilha alguns desses momentos no documentário. “Lembrar a história da ETT me enche de orgulho e acredito que esse sentimento é comum a todos que tiveram suas vidas desenhadas com a ajuda da escola, sejam professores ou alunos”, comenta.

SERVIÇO

  • O quê: lançamento do documentário “Um passado presente: memórias da Escola Técnica Tupy”
  • Por quê: comemoração dos 65 anos da ETT/UniSociesc e 173 anos de Joinville
  • Quando: 14/03 (quinta-feira), às 19 horas
  • Onde: Teatro ETT – Campus Park UniSociesc (rua Helmuth Fallgatter, 3.333, bairro Boa Vista).
  • Quanto: entrada gratuita

 

SOBRE A ETT

Fundada em 9 de março de 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.

Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.

Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.

Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.