UniSociesc completa 65 anos de história
 

Matéria

UniSociesc completa 65 anos de história

8 / Março / 2024

Em 2024, no dia 9 de março, a UniSociesc comemora 65 anos de trajetória junto ao município de Joinville que também celebra seus 173 anos história.

O início dessa trajetória de sucesso começou em 1959. Idealizada pelo empresário Hans Dieter Schmidt, então presidente da Fundição Tupy, a instituição era inicialmente a Escola Técnica Tupy, com abordagem inspirada no moderno e eficaz modelo europeu da época: a escola de formação de técnicos da empresa George Fischer, que Hans Dieter conheceu na Suíça.

Passados vinte e seis anos, a fim de assegurar a perpetuidade da instituição de ensino, que já exercia um papel crucial na formação profissional no norte de Santa Catarina, a então Sociedade Educacional Tupy transformou-se em Sociedade Educacional de Santa Catarina – Sociesc. Assim, passando a contar com um conselho de administração, composto pelos principais executivos das empresas locais, prevendo desde já a forte ligação que a instituição teria com o meio empresarial da região.

No ano de 1997, a Sociesc expandiu suas atividades acadêmicas para o campo da pós-graduação. Um ano depois, surgiu o Instituto Superior Tupy, com foco na graduação. Os anos 2000 se caracterizaram pela rápida expansão da instituição, com sua presença alcançando cidades como São Bento do Sul e Blumenau. Em 2013, obteve o reconhecimento do Ministério da Educação como Centro Universitário e adotou o nome UniSociesc, mantido até os dias atuais. Em 2015, integrou-se à Ânima Educação, uma das principais organizações privadas de ensino superior do Brasil. Com isso, oferece uma ampla oferta de mais de 90 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville (Anita Garibaldi e Campus Park) e São Bento do Sul.

“São 65 anos mantendo o destaque como uma instituição de ensino renomada, reconhecida por sua qualidade acadêmica superior e dedicada à comunidade. Temos a honra de considerada a melhor instituição de ensino superior do estado e a segunda melhor do país pelo Ministério da Educação – MEC. Sem dúvidas, o orgulho de pertencer a essa história e ajudar a construir diariamente o futuro da instituição e de nossos estudantes é muito grande”, reflete a diretora-geral da UniSociesc, Cinthia Rocha.

E, em comemoração a essa data especial, a UniSociesc estará presente no Desfile de Aniversário de Joinville. O evento, que está sendo organizado pela prefeitura do município, ocorre neste sábado, 09 de março, às 09h30.