Homenagens marcam a 42ª Festa do Fundidor da ETT/UniSociesc
 

Matéria

Homenagens marcam a 42ª Festa do Fundidor da ETT/UniSociesc

4 / Dezembro / 2023

Tradicional evento em homenagem a Santa Bárbara – padroeira dos fundidores – reuniu trabalhadores do setor de fundição e metalurgia, alunos e ex-alunos da ETT, professores, familiares e comunidade

 

A Escola Técnica Tupy – instituição que integra o ecossistema UniSociesc – realizou no dia 1/12, no Campus Park UniSociesc, em Joinville, mais uma edição da tradicional Festa do Fundidor. O evento em homenagem à Santa Bárbara, padroeira dos fundidores, reuniu trabalhadores do setor de fundição e metalurgia, alunos e ex-alunos da ETT, professores, familiares e comunidade.

Depois de receber a imagem de Santa Bárbara, os participantes acompanharam as homenagens e ouviram histórias sobre a Escola Técnica Tupy. Wilson Madeira, funcionário da Tupy, foi escolhido o Fundidor do Ano e passou pelo tradicional “batismo”. O título foi entregue por Zelio Junkes, homenageado em 2022.

CEO da Tupy, Fernando Cestari de Rizzo também foi homenageado. O engenheiro recebeu a chave da ETT das mãos dos ex-professores Oswaldo Pereira e Laurilo Scremin, precursores da escola.

De acordo com a diretora da UniSociesc/ETT, Cinthia Tamara Vieira Rocha, a chave é parte do acervo de memórias da Escola Técnica Tupy e representa o conhecimento, a educação e o legado da Tupy na criação da escola técnica, que hoje é referência na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento.

A Festa do Fundidor é uma oportunidade para o reencontro, para a valorização da classe e para a troca de experiências. A ETT/UniSociesc não é apenas a anfitriã do evento, é a guardiã de uma tradição”, diz.

Prestes a completar 65 anos, a Escola Técnica Tupy exibiu durante a Festa do Fundidor o trailer do documentário que conta a história da instituição de ensino. A produção foi capitaneada pelo professor da UniSociesc, Fabrício Porto, ex-aluno da ETT. O documentário “Um passado presente: memórias da Escola Técnica Tupy” será lançado em março de 2024 para celebrar o aniversário da instituição.

Depois da solenidade oficial, os participantes da 42ª Festa do Fundidor participaram de uma confraternização regada a chope, refrigerante, cachorro-quente e espetinho.

Entusiasta da festa e uma das organizadoras, a professora da ETT Maria Inez Reinert celebra mais uma edição. “Tudo começou como um encontro de amigos após o expediente e, hoje, o evento é uma grande celebração à vida e à memória dos profissionais das áreas de fundição e metalurgia. Estamos muito orgulhosos com a realização da 42ª edição do evento.

 

SOBRE A ETT

Fundada em 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.

Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas educacionais do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.

Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.

Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.

 

Assessoria de imprensa ETT

Graziela Lindner

(47) 99176-0080