UniSociesc e ETT oferecem experiências em diferentes áreas do conhecimento na ExpoProfissões
 

Matéria

UniSociesc e ETT oferecem experiências em diferentes áreas do conhecimento na ExpoProfissões

3 / Outubro / 2023

Uma das atrações no estande da instituição é a exposição de um modelo do primeiro drone-avião multimissões do mundo com a cabine de simulação. Também haverá oficinas de games, de nutrição e o concurso Pet Lovers

 

A UniSociesc e a Escola Técnica Tupy (ETT) – instituições que integram a Ânima Educação – vão oferecer diferentes experiências aos estudantes de ensino fundamental e médio que visitarem a ExpoProfissões. O evento ocorre entre os dias 4 e 8 de outubro (quarta-feira a domingo). O objetivo da feira, que tem entrada gratuita, é ajudar os estudantes com informações para que façam escolhas conscientes e seguras sobre o futuro profissional.

Nós, como instituição de ensino, temos o dever de promover vivências que possam ajudar o estudante na escolha de um projeto de vida. Durante o ensino universitário precisamos prepará-lo para aprender continuamente, para o trabalho colaborativo e para entender demandas da sociedade, desenvolvendo sempre novas habilidades”, ressalta a diretora geral da UniSociesc, Cinthia Tamara.

Uma das atrações no estande da UniSociesc/ETT será a exposição de um modelo de drone-avião com a cabine de simulação da Agro Aviation. A empresa desenvolveu o primeiro drone-avião multimissões do mundo voltado ao agronegócio. Quem patrocina a vinda do equipamento é a Tecnoiso, empresa parceira da UniSociesc/ETT em projetos de estudo e desenvolvimento de tecnologia.

                                                        Divulgação, Agro Aviation

Os estudantes que visitarem o estande poderão ver o modelo de drone-avião exposto e terão a oportunidade de experimentar a tecnologia no simulador de voo. “Um dos diferenciais do ensino da UniSociesc e da ETT são as parcerias com as empresas. Desenvolvemos unidades curriculares em que os estudantes conseguem aprender na prática. Vamos levar esta experiência única também aos estudantes que visitarem o estande”, explica o coordenador da ETT, Jeferson Marcelo da Silva.

 

                                                       Divulgação, Agro Aviation

Professores e estudantes dos cursos de Engenharia da UniSociesc e do ensino técnico da ETT estarão no local para tirar dúvidas sobre os cursos e as profissões ligadas à engenharia e à tecnologia. Além do simulador de voo, também haverá uma oficina de jogos digitais e a transmissão de jogos criados por estudantes da UniSociesc.

Inteligência artificial x inteligência humana

Nos dias 4 (quarta-feira), às 15h10; 6 (sexta-feira), às 14h30; e 7 (sábado), às 11h20 o professor da UniSociesc Fernando Freitas fará palestras sobre o tema do momento: “A inteligência artificial vai substituir a inteligência humana?“. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento e especialista em Educação no Ensino Superior pela Universidade da Finlândia, ele é autor de livros e capítulos de livros e artigos científicos na área de inovação e educação.

É muito importante que os estudantes consigam imaginar as futuras profissões e as competências que os profissionais precisam desenvolver para estarem inseridos no mercado de trabalho. Na palestra vou abordar as diferentes maneiras de usar a inteligência artificial, as limitações, problemas e questões éticas. Como o uso dos chatbots pode ser útil na vida profissional, a importância dos comandos e a vantagem competitiva, o diferencial de quem está preparado para usar a IA”, destaca.

Fantástico corpo humano

O curso de Nutrição vai realizar uma oficina sobre o corpo humano e suas funções, nos dias 5 e 6 (quinta e sexta-feira), às 9 horas, 12 horas, 13h30 e 17 horas. “Você com certeza já sabe que a alimentação é uma atividade necessária para a manutenção da vida. Aprendemos que a alimentação começa pela boca e percorre um longo caminho até a digestão completa. Mas você sabia que existem diferentes formas de se alimentar? Se você se interessou, vem participar desta oficina”, convida a coordenadora do curso de Nutrição da UniSociesc, Ariane Santos.

Seu pet é a sua cara

Já sabemos que seu pet é seu melhor amigo e que várias vezes você chegou a pensar que existe uma semelhança peculiar entre você dois. Sabia que existem estudos que mostram que os cães, por exemplo, podem ser uma superfície refletora do seu companheiro humano?”, questiona a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UniSociesc, Bárbara Barbi de Freitas.

Segundo ela, esta será a “brincadeira” do concurso Pet Lovers, que vai ocorrer no dia 8 (domingo), às 14 horas, no estande da UniSociesc/ETT na ExpoProfissões. O público interessado poderá participar de um desfile em que os jurados vão avaliar qual o pet mais parecido com o seu tutor. A dupla vencedora ganhará um prêmio.

Todos os dias, quem visitar o evento poderá tirar dúvidas sobre como são os cursos e as profissões com professores, coordenadores e alunos da UniSociesc e da ETT. A ExpoProfissões ocorre no Centro de Convenções Alfredo Salfer, anexo ao Centreventos Cau Hansen, das 9h às 21h de quarta a sexta; e das 9h às 20h no sábado e domingo.

Sobre a UniSociesc

Com vocação para inovação, ambientes maker, coworkings e espaços que estimulam a troca de conhecimentos e experiências, a UniSociesc é reconhecida pelo MEC como a melhor instituição privada de ensino superior de Santa Catarina. Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, há mais de 60 anos dedica-se a formar profissionais e transformar pessoas, desenvolvendo competências, talentos e carreiras.

Com unidades acadêmicas nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville (duas unidades) e São Bento do Sul, conta com ampla diversidade de cursos, são mais de 70 opções em seu portfólio, e uma estrutura de laboratórios diferenciada, sendo os mais completos e modernos entre as instituições de ensino da região. A UniSociesc também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina.

Sobre a ETT

Fundada em 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.

Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas educacionais do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.

Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.

Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.