Sobre o programa

O Mestrado Profissional em Administração iniciou suas atividades em 2006. É parte do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA-UnP) e possui duas linhas de pesquisa em: Empreendedorismo e Inovação e, em Estratégias e Organizações.

Conheça mais sobre o curso abaixo.

Mestrado Profissional em Administração

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado Profissional em Administração

  • Sobre o curso

    • Informações Gerais

      O Curso de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (MPA-UnP), com a Área de Concentração em Gestão Estratégica de Negócios, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA-UnP), faz parte do Ecossistema Ânima de Educação.
      O MPA-UnP iniciou suas atividades no ano de 2006 e desde seu início mantém rígido percurso de gestão e atuação, tendo como base de alinhamento o Documento da Área de Administração Pública e De Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES, bem como o Regulamento das Atividades de Pesquisa da Universidade Potiguar. O curso foi criado pela Resolução nº 0062/2004-ConSUni-UnP e recomendado através do Ofício 523-04/2006/CTC/CAPES, de 14 de julho de 2006. Atualmente, possui conceito “4” pela CAPES.

      Atuando como curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Mestrado Profissional em Administração, conta, atualmente, com 10 professores no seu corpo permanente e 4 professores colaboradores. Trata-se de pesquisadores brasileiros, cujos doutoramentos advêm de diferentes universidades, o que se traduz em variedade de trajetórias, formações e campos de atuação. Este corpo docente se distribui nas duas linhas de pesquisa, quais sejam: (1) Estratégia e Competitividade; e (2) Gestão Estratégica de Pessoas.

    • Missão, Propósito e Visão

      Missão do MPA-UnP:
      “Formar profissionais comprometidos com valores éticos, culturais, sociais e organizacionais, contribuindo para a transformação da realidade organizacional e social – através da produção e disseminação do conhecimento científico, técnico e tecnológico – para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, da Região Nordeste e do País”.

      Propósito do MPA-UnP:
      “Transformar a realidade organizacional e social a partir da promoção de experiências acadêmicas, técnicas e tecnológicas com excelência”.

      Visão do MPA-UnP:
      “Ser um programa de referência na área de Administração, reconhecido pela formação de profissionais capazes de transformar a realidade organizacional e social, nos âmbitos local, regional, nacional e internacional.”

    • Funcionamento

      O funcionamento do MPA é de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e 13h às 17h. As aulas acontecem às segundas e terças-feiras no turno noturno. Sua sede é o campus Roberto Freire da UnP (sito à Av. Engenheiro Roberto Freire, 2184, Capim Macio – Natal/RN), onde fica localizada a Coordenação e a Secretaria.
      O Programa realiza regularmente seleção anual para ingressantes, ofertando 30 vagas para o Curso de Mestrado Profissional em Administração.

    • Escopo

      O Curso de Mestrado Profissional em Administração – MPA do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar – PPGA-UnP – tem como Área de Concentração a Gestão Estratégica de Negócios. Considerando-se o perfil e a relevância socioeconômica dos pequenos médios empreendimentos no desenvolvimento regional, o Programa se propõe a direcionar seus trabalhos investigativos a instrumentos e metodologias que estimulem e facilitem a aplicação de novas tecnologias e processos. A finalidade é contribuir para o aprimoramento de estratégias e mecanismos de gestão voltados para a competitividade de negócios. A área em questão se desdobrará em duas linhas de pesquisas: Estratégia e Competitividade e Gestão Estratégica de Pessoas.

    • Objetivo

      O Curso de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (MPA-UnP), com Área de Concentração em Gestão Estratégica de Negócios, integrante do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnP (PPGA-UnP), tem como objetivo a formação de profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento regional e nacional, através de pesquisas e aplicações de conceitos da Administração, que integrem aspectos teóricos e práticos do estudo sistemático dos processos individuais, dos grupos, das organizações, bem como dos indivíduos no ambiente de consumo, contribuindo, desse modo, para o avanço da ciência e promovendo mudanças nas organizações e na realidade social, dentro dos preceitos éticos de valorização do ser humano, e utilizando o conhecimento científico da Administração para gerar soluções éticas, criativas e competitivas voltadas para ações inovadoras e empreendedoras.

      Espera-se que o Curso de Mestrado Profissional em Administração forme profissionais com as capacidades de fazer análises, produzir conhecimentos, propor projetos e realizar intervenções na realidade organizacional, em suas mais variadas dimensões, embasados em referenciais teóricos e práticas metodológicas da área de Administração. O profissional deverá estar capacitado com sólidas habilidades e competências para observar, diagnosticar e analisar os fatores presentes no ambiente das distintas organizações, intervindo com alternativas de solução para o desenho e implantação de estratégias que favoreçam a dinâmica e o desenvolvimento organizacional e social.

      Documento de reconhecimento e o conceito atribuído ao programa pela CAPES: (clique aqui).

    • Coordenação

      Prof. Walid Abbas El-Aouar

      E-mail: [email protected]
      Lattes: http://lattes.cnpq.br/9068744455564829

    • Linhas de Pesquisa

      • Estratégia e Competitividade – Essa linha está organizada em torno de dois eixos de estudos. No primeiro eixo analisa-se de que forma as estratégias empresariais se adequam às condições dos ambientes micro e macroeconômicos, objetivando ampliar a capacidade das pequenas e medias empresas para atingir resultados estratégicos, instrumentalizando-as com ferramentas destinadas a formular, implementar e gerir processos estratégicos em ambientes competitivos. O segundo eixo busca identificar os fatores sistêmicos determinantes da competitividade das pequenas e médias empresas, através das tecnologias e dos fatores que as levam ao sucesso. A linha de pesquisa congrega esforços nas áreas temáticas relacionadas a: gestão estratégica e competitividade na PME’S, marketing, finanças, logística empresarial e gestão de operações.

      • Gestão Estratégica de Pessoas – Essa linha tem por objetivo analisar a problemática da gestão de pessoas, identificando as diferentes estratégias à disposição das organizações e o papel que os talentos humanos desempenham em seu processo de desenvolvimento. A utilização da gestão estratégica de pessoas, em suas dimensões processuais e comportamentais, levará as organizações a discutir como poderão competir em inovação, qualidade e custos, adequando seus sistemas e processos de gestão de pessoas às estratégias empresarias. As áreas temáticas relacionadas aos aspectos processuais e comportamentais referem-se aos estudos ligados à liderança, à aprendizagem, à gestão do conhecimento, à ética e responsabilidade social, à cultura e clima organizacional, às competências gerenciais e às práticas de gestão de pessoas.

  • Documentos

  • Dissertações

    • Disciplinas e Ementas

      • Corpo Docente