Sobre o programa

O Mestrado profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho congrega estudos sobre processos psicológicos e sociais nos contextos de trabalho, do consumo e das organizações. Está focado nos estudos do comportamento dos indivíduos dentro, e em torno, das organizações, a qual pode ser uma empresa, uma instituição ou outras entidades inseridas no ambiente de mercado.

Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional do Trabalho

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional do Trabalho

  • Sobre o Curso

    • Apresentação

      O Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho congrega
      estudos sobre processos psicológicos e sociais nos contextos de trabalho, do
      consumo e das organizações. Está focado nos estudos do comportamento dos
      indivíduos dentro, e em torno, das organizações, a qual pode ser uma empresa,
      uma instituição ou outras entidades inseridas no ambiente de mercado.

    • Visão

      O MPPOT-UnP visa estimular, promover e apoiar a pesquisa científica aplicada tendo em vista o desenvolvimento sustentável local e regional, bem como a formação de profissionais pesquisadores e consultores organizacionais para concepção e desenvolvimento de metodologias, ferramentas, produtos, serviços, tecnologias, técnicas e processos que respondam a demanda do mercado de trabalho.

    • Objetivos

      • Estimular a produção e divulgação dos diagnósticos e resultados da pesquisa aplicada.
      • Formar profissionais da Psicologia e de áreas afins para que possam contribuir com o desenvolvimento regional e nacional.
      • Capacitar profissionais para atuação em pequenas e médias empresas, para as políticas públicas, para a docência, para serem capazes de, utilizando o conhecimento científico, gerar soluções éticas, criativas e democráticas, voltadas para ações empreendedoras e inovadoras.

    • Resultados esperados

      Espera-se que o egresso esteja capacitado e com competências para analisar fatores psicossociais presentes nas distintas formas organizacionais e
      empresariais, intervindo com alternativas para o desenho e implementação de
      estratégias que favoreçam a dinâmica e o desenvolvimento humano e organizacional.

    • Regulamentação

      O MPPOT-UnP foi criado pela Resolução nº 014/2014-ConEPE/UnP, e recomendado através do Parecer CTC/CAPES, de 26 de março de 2015. Iniciou suas atividades, com a 1ª turma em 2015.

      O Curso é reconhecido e recomendado pela CAPES.

    • Coordenação

      Profa. Dra. Ionara Dantas Estevam

      • Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7985755641752061
      • E-mail: [email protected]

    • Linhas de Pesquisa

      Saúde do Trabalhador e Processos de Gestão
      Contempla as interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho, focando as relações de trabalho, os processos de mudanças, a gestão e capacitação de pessoas, o planejamento e desenvolvimento de carreiras; as competências, a cultura, os sentidos e significados do trabalho, as psicopatologias ocupacionais, qualidade de vida e bem estar do trabalhador. Nesse aspecto são observados os valores individuais, laborais, organizacionais e comportamento individual, social e organizacional, poder e justiça organizacional, perfil e diversidade cultural nas organizações bem como a responsabilidade socioambiental e os comportamentos favoráveis à preservação do meio ambiente.

      Comportamento do Consumidor
      Abrange o estudo dos processos da seleção, da compra, e da utilização de produtos e serviços para realizar desejos, e suprir as necessidades de um indivíduo. Nesse sentido investiga as determinantes e condicionantes do comportamento do consumidor e das relações entre consumo, organizações, sociedade e meio ambiente bem como as ocorrências passadas e atuais que definem a probabilidade futura de consumo, tanto individual como grupal, e envolvem as características ambientais presentes e consequentes que controlam a escolha, compra e consumo de produtos. Entre os principais temas investigados nesta linha destacam-se as influências que as variáveis ambientais e situacionais têm no controle do comportamento de consumir, decisões de compra com base na história de aprendizagem, grupos-referência, o consumo enquanto práticas culturais, a cultura como mercadoria, consumo conspícuo, ostentação e o propósito de mostrar riqueza, problemas de medidas e modelagem do comportamento do consumidor; expectativa e percepção da qualidade; compra por impulso, compra por indução, psicopatologias relacionadas ao consumo, o consumidor face às redes sociais digitais, fatores que influenciam o comportamento de consumo ambientalmente favorável e as preocupações com o meio ambiente.

  • Documentos

  • Corpo Docente

    • Profa. Dra. Ionara Dantas Estevam (Coordenadora)

      Doutora em Psicologia (UFPB), Mestre em Psicologia (UFPB). Especialização em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios (UFPB), Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia. Atua na área de Avaliação Psicológica (Clínica, Trânsito, Psicossocial/NRs, Saúde/Cirurgias, Orientação Profissional e de Carreira), Psicologia Clínica e Psicologia Organizacional. Interesse de Pesquisas na área de Diagnóstico e medidas de comportamento organizacional; Bem-estar, Saúde e Desenvolvimento Humano nas Organizações.

      CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7985755641752061

    • Profa. Dra. Alda Karoline Lima da Silva

      Doutora em Psicologia (UFRN), Mestre em Psicologia (UFRN), MBA em Gestão estratégica de pessoas. Atua como consultora e pesquisadora na área de desenvolvimento de pessoas e na saúde e qualidade de vida do trabalhador; é orientadora de carreira, de desenvolvimento humano-profissional e preparação para aposentadoria; é assessora de grupos nos casos de assédio moral e demais violências relacionadas ao trabalho.

      CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9672136905014553

    • Profa. Dra. Ana Izabel Oliveira Lima

      Doutora em Psicologia (UFRN), Mestre em Psicologia (UFRN). Atua na área de Saúde Coletiva, principalmente a partir de temas como Atenção Primária e Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica, Consumo de álcool e outras drogas, Trabalho e o Sistema Prisional, assim como prevenção, intervenção e pósvenção do suicídio.

      CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6734687016354161

    • Profa. Dra. Hellen Chrystianne Lucio Barros

      Doutora em Psicologia (UFRN), Mestre em Psicologia (UFRN). Atua em pesquisa voltada para o estudo das Relações Pessoa-Ambiente, Psicologia Ambiental, Psicologia Ecológica e Psicologia da Educação, principalmente nas seguintes temáticas: desenvolvimento humano e meio ambiente, aprendizagem e educação ambiental, compromisso pró-ecológico e conduta sustentável e percepção e conhecimento ambiental.

      CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0749385381678065

    • Profa. Dra. Hilderline Câmara de Oliveira

      Pós-doc em Direitos Humanos na área de concentração das Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Humanos (UFPB), Doutora em Ciências Sociais (UFRN), Mestre em Serviço Social (UFRN), Especialização em Antropologia Cultural (UFRN), Esp. em Mediação e Conciliação de Conflitos – Centro de Mediadores de Brasília/2021 e em Educação em Saúde/EaD/2021 e Assistente Social (UFRN) e Socióloga (Uninter) Assessora e Consultora em projetos sociais e ambientais. Área de pesquisa – Serviço Social, Sociologia, Direitos Humanos, Saúde do Trabalho, Segurança Pública com ênfase em sistema prisional.

      CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2137840381302297

    • Prof. Dr. Nilton Soares Formiga

      Pós-doutorado (UFRRJ), Doutor em Psicologia (UFPB), Mestre em Psicologia (UFPB). É parecerista de Revista nacionais e internacionais. Recebeu prêmios e/ou homenagens de reconhecimento cientifico. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo. Em suas atividades profissionais interage com colaboradores nacionais e internacionais em co-autorias de trabalhos científicos.

      CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5901130373066343

    • Prof. Dr. Rafael de Albuquerque Figueiró

      Doutor em Psicologia (UFRN), Mestre em Psicologia (UFRN). Atua principalmente nos seguintes temas: análise institucional, saúde coletiva; Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica; Saúde do Trabalhador; Psicologia Social e Comunitária; Psicologia Jurídica, Sistema Prisional e Segurança Pública.

      CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3415825960225268